No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


21/07/2023 | 10h23min

Transformar lixo em gás de cozinha? Isso será feito em três escolas de Santiago

Além de reduzir o impacto ambiental, os biodigestores fornecem uma oportunidade única de aprendizagem prática para os estudantes

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Cada vez mais, Santiago caminha rumo à inovação e sustentabilidade. O destaque mais recente nesse sentido é o investimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o COMPROMAS (Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Santiago) e com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a instalação de 3 biodigestores na rede municipal de ensino.

 

A escola municipal de turno oposto Criança Feliz, a Escola Cívico Militar São José e Escola Municipal Manoel Abreu serão pioneiras ao receberem nos próximos dias os primeiros equipamentos. Os biodigestores, que transformam matéria orgânica em biogás, são uma importante iniciativa para promover o desenvolvimento sustentável e economizar recursos públicos, segundo a secretária de Meio Ambiente, Andriele Martins Perufo.

 

Além de reduzir o impacto ambiental, os biodigestores fornecem uma oportunidade única de aprendizagem prática para os estudantes. "Dentro do nosso planejamento estratégico, o objetivo da instalação dos aparelhos é a conservação e preocupação com a natureza", detalha a secretária.


A empresa GAIATEC Comércio E Serviços de Automação e Sistema do Brasil LTDA, vencedora da licitação, já foi solicitada para fornecer os equipamentos, que devem ser entregues em até 60 dias. O investimento de aproximadamente R$ 15 mil em cada equipamento é um passo significativo para a sustentabilidade da região.


Entenda como funciona


Os biodigestores podem processar 3 a 4 kg de resíduos orgânicos/dia ou 16 kg a 18 kg de esterco animal/dia para a produção de até 700L de biogás diariamente. Além disso, o biodigestor produz um líquido fertilizante (biofertilizante) que pode ser utilizado em hortas e na produção de mudas. Com essa iniciativa, Santiago mostra que está no caminho certo para ser uma cidade cada vez mais sustentável e inovadora, tornando-se um exemplo para outras localidades que buscam um futuro mais verde e próspero.


Veja também:


12/05/2024 | 13h12min

» : Sobe para 143 o número de mortes pelas enchentes do Estado

12/05/2024 | 13h10min

» : Nível do Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros

12/05/2024 | 13h07min

» : Passa de 700 o número de abrigos temporários no Rio Grande do Sul


Comentários:


Voltar ao topo