No ar:
De Bem com a Vida - Ieda Beltrão    11h25min às 11h45min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


15/12/2020 | 11h03min

Aumento de mosquitos e carrapatos em Santiago chama atenção

Região de Santa Maria está apresentando muitos casos de dengue e Zika, daí a preocupação de Santiago manter a guarda quanto à prevenção

Carrapatos podem causar inúmeros danos. Foto: DivulgaçãoCarrapatos podem causar inúmeros danos. Foto: Divulgação

A população não pode se esquecer do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypty. A região de Santa Maria está apresentando muitos casos de dengue e Zika, daí a preocupação de Santiago manter a guarda quanto à prevenção.

 

Conforme Eva Muller que integra a equipe da secretaria de Saúde, a chuva e o aumento de temperatura favorecem á proliferação de insetos em geral, sugerindo às pessoas que dediquem 10 minutos por semana para fazer uma varredura nos pátios e em outros locais abertos de prédios e residências eliminando os locais de acúmulo de água, por menor que sejam, assim como as calhas.

 

Eva Muller observa que além do trabalho dos agentes, a comunidade inteira deve também se preocupar e fazer sua parte, evitando qualquer agravamento de doenças, junto com a pandemia e com isso o colapso do atendimento à saúde. Outra questão é a reclamação sobre o aparecimento de carrapatos na cidade. A técnica coloca que evitar isso é preciso manter os pátios limpos e as gramas sempre bem aparadas, assim como aplicar produtos orientados pelas empresas de agropecuária.

 

Os animais também merecem cuidados especiais, isso inclui cães e cavalos, por exemplo. O carrapato transmite doenças nos animais e também aos humanos.

 

Se a população mantiver seus ambientes limpos e com lixo separado, haverá menos possibilidade de proliferação de insetos. Nesta época de pandemia, em que muitas pessoas permanecem mais em casa, podem dispor de mais tempo para tais cuidados, conclui a médica veterinária.


Veja também:


21/01/2021 | 10h00min

» Economia: Liquida Santiago movimenta o comércio

21/01/2021 | 09h50min

» Internacional: EUA se juntarão à Covax, que busca distribuir vacinas a países pobres

21/01/2021 | 09h44min

» Internacional: Instituto Serum: maior fabricante de vacinas do mundo é atingido por incêndio


Comentários:


Voltar ao topo