No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


13/02/2023 | 09h46min

Vai pular bloco? Saiba o que comer antes de cair na folia

Juliana Vieira também explica o que deve ser consumido por quem vai de um bloco para o outro

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Depois de dois anos, o carnaval de rua está de volta nas principais capitais do Brasil. E quem está animado para pular os blocos logo pela manhã deve ficar atento à alimentação. A nutricionista Juliana Vieira aconselha alimentos leves.



"Alimentos de fácil digestão são os mais indicados para o pré-folia. Prefira os cereais integrais. Ao escolher as gorduras, opte por aqueles que têm origem vegetal, como os óleos de abacate , soja e coco, que são mais saudáveis e ajudam a reduzir o "colesterol ruim". Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja, por exemplo, são ótimas opções, podendo ser consumidas in natura, como sucos", destaca.



E o que comer entre um bloco e outro? "Alimentos mais leves, que tenham fácil digestão e que ajudem na reposição de água e de sais minerais, perdidos pelo aumento natural da transpiração, como água de coco, barra de proteína, chips in natura, géis de carboidratos", responde a nutricionista.



Juliana diz que a recomendação de beber dois litros de água por dia, no verão pode ser maior. "Água, sucos naturais e chás gelados são essenciais. Sorvetes, sorbets e geladinhos: todos, de preferência, sem açúcar, também hidratam e ajudam a refrescar", completa.



Alimentos com alto teor de gordura ou de difícil digestão não devem ser consumidos. "Evite temperos gordurosos ou pesados, como maionese, bacon, molhos prontos etc. Carnes gordas, certos leguminosos como: feijão, grão de bico, que são de difícil digestão", pontua.



Para ter bastante pique, Juliana recomenda bebidas à base de cafeína. "Ou algum estimulante natural como gengibre, canela ou pimenta", destaca.



Já para a ressaca, a nutricionista diz que a prevenção é o melhor remédio. "Ressaca é sempre melhor prevenir do que curar. Uma maneira de resolver seria fazer com que o organismo metabolize rapidamente o etanol. Para uma boa metabolização, o álcool recruta algumas substâncias específicas, como vitaminas do complexo B, magnésio e zinco (presentes no frango e na lentilha). Logo, uma boa estratégia seria ingerir esses nutrientes nos dias em que for exagerar na bebida. E gosto de prescrever Uma planta chamada O cardo leiteiro, que contém um flavonoide chamado silimarina. A silimarina inibe os radicais livres que são criados após a metabolização de substâncias tóxicas, como álcool e acetaminofeno", finaliza.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo