No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Gastronomia


26/08/2018 | 14h42min

Sim, pudim de erva-mate aromatizado com limão siciliano

A receita é do docente dos cursos de Gastronomia do Senac Tramandaí Gabriel Maschio

Erva-mate pode dar um toque especial a diferentes receitas. Foto: Fabiana Camargo Santana / Divulgação Erva-mate pode dar um toque especial a diferentes receitas. Foto: Fabiana Camargo Santana / Divulgação

A bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão, também pode dar um toque especial à sobremesa que vai à mesa na Semana Farroupilha.

 

O docente dos cursos de Gastronomia do Senac Tramandaí Gabriel Maschio ensina a fazer um doce feito com base de erva-mate e aromatizada com limão siciliano. “É um pudim de textura leve, sabor suave e que finaliza com elegância um almoço ou o jantar”, explica Maschio. O professor afirma ainda que pode substituir o açúcar da receita por uma lata de leite condensado, que deverá ser misturada aos ovos e as gemas.

 

Pudim de Erva-Mate aromatizado com limão siciliano

 

Ingredientes:

 

- 450 ml de leite integral

- 200g de nata fresca

- 30g de erva-mate (2 colheres de sopa)

- 200g de açúcar refinado

- 3 ovos

- 3 gemas

- 1 colher de café de raspas de limão siciliano

- 1 colher de café de extrato ou essência de baunilha

 

Para o caramelo:

 

- 200g de açúcar cristal

- ¼ de xícara de água (60ml)

Modo de preparo:

Para o caramelo:

Em uma panela (fora do fogo), misturar o açúcar e a água. Levar a panela ao fogo médio e não mexer mais. Deixar obter um caramelo de cor média (nem claro e nem escuro demais). Despejar em uma forma de pudim de 18 cm de diâmetro. Com auxílio de luvas e uma colher, distribuir a calda sobre as laterais da forma e sobre o cone e reservar.

 

Para o Pudim:

 

Em uma panela, misturar o leite e a nata fresca. Levar ao fogo médio e, quando iniciar uma leve fervura, apagar o fogo. Acrescentar a erva-mate, misturar e tampar a panela. Deixar em infusão por 20 minutos. Enquanto isso, colocar para ferver 2 litros de água para cozinhar o pudim. Em outro recipiente, bater os ovos, as gemas, o açúcar refinado e a essência de baunilha até obter uma gemada clara. Juntar a infusão de leite, nata e erva-mate aos poucos na mistura de gemas, misturando rapidamente para não cozinhar as gemas. Passar essa mistura sobre uma peneira com um pano de prato fino para retirar a erva-mate.

 

Acrescentar as raspas de limão siciliano e misturar. Despejar na forma caramelizada, cobrir com papel alumínio, levar ao forno sobre uma assadeira maior com rodelas de limão e somente dentro do forno despejar a água quente sobre a assadeira maior. Assar por 45 minutos a uma hora em forno 180°C. O ponto correto será quando espetar um palito e ele sair sem resíduos. Após assado e frio, levar à geladeira por oito horas antes de desenformar. Decorar com raspas de limão siciliano.

 

Correio do Povo


Veja também:


12/12/2018 | 12h18min

» #aguanaboca: Sorvete de doce de leite com 2 ingredientes

11/12/2018 | 12h11min

» #aguanaboca: Receita de chicabom caseiro

09/12/2018 | 13h21min

» #nonatal: Receita de peru assado simples


Comentários:


Voltar ao topo