No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Educação


14/10/2019 | 10h53min

Saiba como incentivar a leitura dos pequeninos

Dia dos Professores, os grandes fomentadores da leitura

O Pequeno Príncipe. Foto: DivulgaçãoO Pequeno Príncipe. Foto: Divulgação

O papel do professor é fundamental dentro das escolas e reflete em toda a sociedade, visto que ele é um agente ativo na formação de cada um. Na educação infantil, o vínculo criado entre educador e criança é muito importante, pois os pequenos necessitam de modelos a se espelharem e exemplos a serem seguidos. E, nos primeiros anos de vida, os pais e professores são as melhores bases para essa formação.

 

Pensando em como promover e auxiliar os docentes na missão de incentivar de forma atrativa o hábito de leitura, além de fazer com que os alunos tenham mais interação com os professores, criando um vínculo de amizade, confiança e aprendizagem, a Estrela Cultural separou três dicas incríveis para este Dia dos Professores, 15 de outubro. Confira:

 

Use a tecnologia a favor da literatura e da inclusão: Muitos ainda vão preferir seus dispositivos eletrônicos, mas não desanime... A tecnologia pode, e vai, ajudar no desenvolvimento do hábito de ler. Nesse meio, existem diversas bibliotecas virtuais, sites de editoras e e-books que disponibilizam obras gratuitas. Tudo isso pode ser um incentivo para que o jovem leia em seu celular, tablet, e-readers ou computadores. A tecnologia sempre traz novas formas de explorar modos de leitura, além de conhecer obras que antes eram inacessíveis. Invista também nas obras que incluem as crianças na história, como exemplo O Pequeno Príncipe, disponível na plataforma Dentro da História, em que o leitor pode customizar o personagem da forma que quiser, tom de pele, cor dos olhos, cabelo, estilo de roupa, óculos, acessórios, cadeira de rodas, entre outros.  Tecnologia também permite criar fóruns onde os alunos possam comentar de forma descontraída a obra que foi lida em conjunto com a sala.

 

Invista em projetos de leitura: A escola pode promover feiras literárias, arrecadar livros em gincanas, fazer campeonato de leitura ou até mesmo organizar semanas especiais para contar histórias ou fazer leituras coletivas, além de propor que os estudantes escrevam seus próprios contos e poesias. A produção de texto também é uma excelente estratégia para incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, e também ajuda a desenvolver o imaginário da criança.

 

Mostre a importância dos livros: É primordial demonstrar a importância da leitura como fonte de informação, imaginação, cultura, vocabulário e valores. Incentive o contato e o respeito pelas obras, aproxime cada vez mais o aluno das histórias fantásticas que cada universo literário carrega. Indique livros que mais se adequam ao perfil do jovem e mostre que um bom livro pode ser um grande amigo para a vida toda. Dessa forma, na hora da troca de indicações, o(a) professor (a) pode gerar uma roda de discussão acerca das obras lidas e fazer algum game interativo sobre as narrativas, assim, aumentará o vínculo e a interação com os pequenos.


Veja também:


19/11/2019 | 10h51min

» Educação: Acadêmica do curso de Agronomia da URI Santiago é aprovada no mestrado

18/11/2019 | 16h46min

» Educação: URI recepcionou estudantes de Santiago

18/11/2019 | 10h04min

» Educação: Candidato do Enem têm até esta segunda para pedir reaplicação de prova


Comentários:


Voltar ao topo