No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


02/04/2020 | 06h30min

Saiba como higienizar ovos e outros alimentos que não podem ser lavados

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Ovo

 

São necessários alguns cuidados com o ovo, desde o cozimento até o seu armazenamento. A salmonela é uma bactéria que pode estar presente no intestino das galinhas e que pode facilmente contaminar os ovos. Ela nos causa mal-estar, vômitos e febre, por isso é preciso muita atenção. A casca dos ovos pode estar contaminada, por isso os ovos não podem ser lavados assim que chegam dos mercados. Então passe um papel-toalha antes levá-los à geladeira e limpe-os somente na hora do preparo, em água corrente ou em uma solução com água sanitária e água. Isso vai garantir a higienização do ingrediente sem comprometer o resto dos seus alimentos e suas receitas.

 

Frango

 

Do mesmo jeito que o ovo, o frango cru pode ser um vetor de salmonela. Mas engana-se quem acha que apenas lavando na pia irá retirar esses micro-organismos. Na verdade você apenas está espalhando ainda mais as bactérias, tanto pela carne do frango quanto na sua pia e cozinha. Por isso, ao comprar um pedaço de frango tenha cuidado ao desembalar (se for necessário desinfete a embalagem) e armazenar. Evite o contato exagerado da carne da ave crua com outros ingredientes e itens da sua cozinha e prepare-a de forma organizada. As bactérias morrem assim que são levadas as altas temperaturas, ou seja, na hora do cozimento do frango.

 

Carne

 

A carne é outro ingrediente que muitos acham que deve ser lavada antes do preparo. Mas, da mesma maneira que o frango, ao fazer isso você só está dificultando o processo de higienização. Por isso, lembre-se sempre de lavar as mãos durante o preparo da receita e, antes de fazer a sua carne, passe um papel-toalha delicadamente por toda a peça. Assim como o frango, quando a carne for preparada as bactérias não irão resistir ao calor.

 

Cogumelos

 

A maioria dos cogumelos absorve líquidos com muita facilidade. Por isso, na hora de preparar esses ingredientes fique ligado! Não os deixe de molho em qualquer solução, prefira a água corrente. Passe rapidamente os cogumelos na água e use um papel-toalha para finalizar a limpeza. Pode parecer mais trabalhoso, mas isso vai, além de higienizá-los, impedir que os cogumelos fiquem encharcados.

 

Tudo Gostoso


Veja também:


20/10/2020 | 15h15min

» Saúde: Médico aponta que metabolismo lento não é o único grande vilão do emagrecimento

18/10/2020 | 11h22min

» #ficaadica: Personal Trainer revela o que fazer e o que não fazer para entrar em forma a apenas 3 meses do verão

17/10/2020 | 15h55min

» Comportamento: Ellen Moraes explica se há roupa certa para trabalhar


Comentários:


Voltar ao topo