No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Beleza


06/12/2020 | 14h30min

Saiba como cuidar dos fios e ter cabelos saudáveis no verão

Especialista Viviane Coutinho revela principais cuidados que você precisa ter com as madeixas nessa época do ano

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Os dias quentes já são mais comuns e o verão está batendo à porta. Nossos cabelos são sensíveis aos raios solares e precisam de cuidados extras para permanecerem saudáveis. O contato dos fios com a água salgada do mar e a água com cloro da piscina também traz efeitos indesejáveis ao cabelo, que deve ser protegido para ter brilho, maciez e força.


 
A tricologista Viviane Coutinho aponta dicas para cuidar dos fios na estação mais quente do ano. Na praia, além do cabelo precisar de protetores solares, esse produto precisa ser reaplicado a cada vez que a pessoa sai do mar. 


 
“É prejudicial deixar a água salgada em contato com o cabelo por bastante tempo”, explica a profissional. Na piscina, segundo ela, as precauções devem ser as mesmas, já que a água da piscina geralmente contém cloro. Essa substância pode ressecar bastante os fios após muito tempo de exposição.


 
Para Viviane, uma rotina de hidratação é fundamental para esse período. “O sol, cloro e a água salgada contribuem para o ressecamento da fibra. Se você se expuser mais, a devolução de propriedades importantes ao cabelo vai ser necessária”, diz Viviane. “Assim, um programa de hidratação é primordial”. Invista home care com máscaras potentes de hidratação, nutrição e reconstrução, e em cuidados diários. 


 
Precisa usar protetor solar para os fios na rua, mesmo quando não estiver na praia ou na piscina? A especialista defende que sim. “Qualquer exposição solar pode degradar a fibra e queimar a pele do couro cabeludo. Nos casos em que a pessoa tem pouco cabelo, ela até consegue notar que seus fios ficaram mais claros. Esse pode ser um sinal de alta exposição solar.”


 
Muita gente acaba usando bonés e chapéus no verão, justamente para não queimar o couro cabeludo e preserva o rosto dos fortes raios solares. Viviane Coutinho é super a favor do uso: além de complementar o estilo do look, também oferece proteção.


 
“O melhor modelo é chapéu com uma ventilação melhor, já que muitas vezes, a pessoa usa o acessório com o cabelo ainda molhado. Com maior ventilação no couro cabeludo, você evita o aparecimento de caspas”.


 
Fugindo do calor e do suor, também é comum prender os fios em rabos de cabelos, coques e tranças durante o verão. A tricologista alerta: não faça penteados muito presos! Ao puxar muito e prender forte, seu cabelo pode ficar mais propenso a tensão, quebra e queda. 


 
“Na hora de prender as madeixas, o ideal é sempre deixar mais frouxo. Nada de penteados que resultem em uma tração exagerada e prolongada”, acrescenta a profissional. “É totalmente possível ter os fios bonitos no verão. É só analisar seus fios, que você conhece bem, e saber do que seu cabelo está precisando no momento”, completa.
 


Veja também:


20/01/2021 | 08h25min

» #ficaadica: Nutricionista ensina receita de sucos detox e para aumentar a imunidade

18/01/2021 | 10h00min

» #aguanaboca: Chocolate com recheio de charge

16/01/2021 | 08h46min

» Beleza: Colágeno para um corpo bonito e saudável neste verão


Comentários:


Voltar ao topo