No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


23/01/2023 | 06h07min

Que tal descobrir as diferenças entre os tipos de uva

A fruta cheia de benéficos pode fazer bem para a saúde independente da coloração

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Você já ficou em dúvida sobre qual tipo de uva comprar no mercado? São tantas variedades e cores da fruta nas prateleiras que é normal não saber qual opção levar para casa. Para ajudar você nesta tarefa, decidimos explicar as principais diferenças entre uva verde, vermelha e preta e os benefícios desse alimento.

 

A boa notícia é que, de forma geral, os nutrientes de todas as versões são bem parecidos, mas a coloração pode influenciar na presença de antioxidantes na composição. Importante destacar que o sabor doce não necessariamente tem relação com a casca mais escura. Mesmo a uva verde, que é conhecida por ser mais azedinha, tem versões com polpa adocicada. 

 

Uva verde

 

Uva verde é um dos tipos mais populares no Brasil. Entre as mais conhecidas estão Itália, que possui sementes e uma polpa mais durinha, e a Thompson, uma versão com a mesma coloração, mas sem sementes e com polpa mais docinha. As uvas verdes são ricas em antioxidantes e vitamina C. Esses compostos são importantes para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce das células. A fruta também ajuda a controlar a glicose e tem menos açúcar que as versões mais escuras. A uva tem bastante fibras, principalmente na casca, ajudando a melhorar a saúde do intestino.

 

Uva vermelha

 

As uvas vermelhas tem casca que varia entre tons rosados e avermelhados. Entre as mais conhecidas estão Rubi, Niágara e Red Globe. São frutas com sabor um pouco mais adocicado que as verdes e contém resveratrol, um antioxidante poderoso para proteger o corpo de diversas doenças. Esse composto também ajuda no controle do colesterol e melhora a saúde do coração.

 

Uva preta

Entre os tipos de uva preta mais conhecidos estão Vitória e Santa Isabel. A coloração mais escura indica maior presença do pigmento antocianina, substância relacionada ao combate dos radicais livres, faz bem para a memória e para a aparência da pele. Esse tipo de uva também tem o resveratrol. Além dos benefícios já citados desse composto antioxidante, vale ressaltar que ele também melhora a saúde da pele e garante o bom funcionamento do organismo.

 

Como consumir uvas no dia a dia?

 

As uvas são cheias de benefícios, mas, assim como qualquer outro alimento, é preciso consumir com moderação. Dê preferência para comer a fruta da forma mais natural possível. Dez unidades ou um cacho pequeno por dia são o duficiente.

 

No caso de bebidas, o suco integral é o mais indicado. Evite versões com excesso de açúcar e conservantes na composição. De forma geral, a fruta só deve ser consumida com mais cautela por quem tem diabetes e problemas renais. A quantidade e frequência devem ser indicadas por um profissional.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo