No ar:
Essência Gaúcha - Marcelo Peronio    14h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


23/05/2018 | 18h51min

Pequenos cuidados ajudam a acelerar processo de cicatrização da pele

Dermatologista explica como a pele se reconstrói depois de uma lesão

Imagem: divulgaçãoImagem: divulgação

O processo de cicatrização inicia logo após a pele ser lesada, de acordo com a dermatologista diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Analupe Webber. Imediatamente são desencadeados eventos para a reparação do local com a mínima perda de funcionalidade e a melhor aparência.

 

"Inicia com a fase de controle do sangramento ou hemostasia, e segue com a fase de inflamação, formação de tecido de granulação e, por último, a fase de remodelação tecidual. Todas as fases da cicatrização são importantes, sendo que, desde o início, há recrutamento de células e liberação de substâncias, como citocinas e fatores de crescimento, entre outras, que, além de recompor o tecido lesado, também protegem a ferida da infecção",  destaca Webber.

 

Segundo a dermatologista, na fase de tecido de granulação, quando forma a ferida, o ideal é manter o local úmido, para a formação de novas células, e protegido, para que não ocorra infecção. Outra dica é não remover a crosta que está se formando no local. Fatores como tabagismo, diabetes, hipertensão sem controle adequado, desnutrição ou obesidade podem prejudicar o processo de cicatrização.

 

"Se aspecto de infecção local como dor, drenagem de secreção ou muita demora na cicatrização, a lesão deve ser avaliada por um dermatologista e podem ser necessários usos de antibióticos para o tratamento",  salienta.

 

Existem cremes com ingredientes adequados a cada tipo de ferida ou machucado, bem como curativos específicos para lesões como queimaduras, feridas cirúrgicas e outras. Tratamentos com laser ou infiltração de medicamentos podem ser recomendados para alguns casos selecionados.


Veja também:


12/12/2018 | 12h18min

» #aguanaboca: Sorvete de doce de leite com 2 ingredientes

11/12/2018 | 12h11min

» #aguanaboca: Receita de chicabom caseiro

09/12/2018 | 13h21min

» #nonatal: Receita de peru assado simples


Comentários:


Voltar ao topo