No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


13/04/2020 | 11h00min

Ovo de codorna, tão pequeno quanto poderoso

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Nas casas com crianças, conciliar o isolamento imposto pela quarentena e os cuidados com a alimentação dos pequenos envolve alguns desafios. Uma dica para esse momento é a inclusão de um pequeno gigante nas receitas do dia a dia, o ovo de codorna, um ingrediente extremamente nutritivo, que as crianças geralmente adoram e que pode ser usado de forma lúdica até mesmo na montagem dos pratos.


 
Sabe-se que uma alimentação balanceada contribui para o bem-estar, humor e desenvolvimento saudável do organismo e nada melhor que poder contar com um alimento completo como o ovo de codorna. Pesquisas mostram que além de ter alto valor nutricional, que supera o ovo de galinha nos quesitos proteína, ferro, vitamina A, fósforo e cálcio, os ovinhos são de fácil digestão em virtude da albumina que está em sua composição.


 
“Estimular na infância o consumo de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, como são os ovos de codorna, certamente cria hábitos mais saudáveis na alimentação das crianças”, comenta a Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, Camila Cuencas.


 
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, alguns nutrientes importantes presentes nos ovos de codorna possuem teor acima dos contidos em ovos de galinha. Destacamos abaixo alguns dos benefícios destes nutrientes para a saúde:

 

Rico em antioxidantes e vitamina A, é um forte aliado na formação do sistema imunológico, além de contribuir para uma visão saudável;
Possui o dobro da quantidade de ferro quando comparado ao ovo de galinha o que ajuda a prevenir anemia;
Devido ao alto teor de proteínas, auxilia na regeneração celular, manutenção de músculos e na reposição do gasto energético das células;
Alta concentração de colina, substância necessária para produção de novas células e para reparação das membranas celulares lesadas;

 

O ovo de codorna pode ser mantido em conserva, ser consumido no lanche ou até fazer parte de receitas mais elaboradas, o fato é que são facilmente incluídos na alimentação infantil já que seu formato e tamanho contribuem para o uso da criatividade e a criação de pratos mais divertidos.

 

Receita prática: Bruschetta com ovo de codorna


 
Ingredientes:


1 baguete fatiada
200g de ricota
10 ovos de codorna
Alecrim
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
 
Modo de preparo:


Coloque as fatias de baguete em um prato e regue com azeite. Misture a ricota com o sal e pimenta em uma tigela e passe nas baguetes. Frite os ovos de codorna como de costume e coloque-os sobre as baguetes. Coloque a cebolinha e o alecrim picados para decorar.
 


Veja também:


11/08/2020 | 13h46min

» #aguanaboca: Bolinho de chuva com laranja

11/08/2020 | 13h38min

» #ficaadica: Queridinho das famosas, o chá de hibisco proporciona vários benefícios e pode ser utilizado em receitas

06/08/2020 | 10h11min

» Nutrição: Os benefícios da abóbora para a saúde


Comentários:


Voltar ao topo