No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


18/12/2023 | 09h37min

O que é melasma e quando se preocupar?

Embora mais comuns no rosto, como maçãs, testa, nariz e buço, também pode se manifestar em outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O melasma é uma condição crônica que causa o aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente nas áreas expostas ao sol. Essas marcas podem ser de tonalidade escura ou acastanhada, com limites irregulares e simétricos. Embora não representem um risco grave para a saúde, essas manchas podem impactar significativamente a autoestima de muitas pessoas.

 

A médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha, explica que as causas do melasma ainda não são completamente compreendidas, mas alguns fatores desencadeantes foram identificados, incluindo a exposição à luz, especialmente a radiação ultravioleta, mas também a luz visível e a radiação infravermelha.

 

“Alterações hormonais, como o uso de anticoncepcionais, terapias de reposição hormonal, gravidez e distúrbios da tireoide, são outros fatores que podem desencadear o melasma. Além disso, o uso de cosméticos e medicamentos contendo agentes fototóxicos pode contribuir para o problema, assim como a genética, com casos de melasma na família aumentando a probabilidade de desenvolver a condição”, afirmou.

 

Tratamentos e Cuidados

 

Para lidar com o melasma, é fundamental buscar orientação profissional. O tratamento ideal varia de pessoa para pessoa, e o acompanhamento de um dermatologista é essencial para determinar a melhor abordagem. Os tratamentos envolvem geralmente a combinação de ações para uniformizar o tom da pele, estabilizar a condição e prevenir a recorrência do pigmento, principalmente através do uso diário de protetor solar de amplo espectro. É importante lembrar que cada paciente é único, e a abordagem terapêutica será personalizada.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo