No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Família


12/08/2020 | 10h28min

Nomes curtos e marcantes para meninas e meninos

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Se tem uma tendência que não passa despercebida, é a dos nomes curtos! Cada vez mais pais no Brasil e no mundo afora estão chamando seus pequenos com termos que não passam de duas sílabas – e não por acaso “Gael” e “Noah” são alguns dos masculinos que tiveram alta significativa no número de registros no último ano.

 

Agora, se vem menina por aí, fiquem sabendo que a moda dos curtinhos acompanha também os femininos. Além da pronúncia fácil e cheia de charme, as opções são para todos os gostos e origens (desde o grego até o tupi!) e carregam significados belos e representativos. Dá uma olhada:

 

 Liz

Escrito tanto com final “z” quanto com “s”, o nome foi um dos que mais ganhou popularidade em 2019, passando a ocupar a 17ª posição na lista dos mais escolhidos para meninas. De escrita delicada, Liz permite duas interpretações: pode ser considerado tanto um diminutivo de Elizabeth, significando “promessa de Deus” quanto remeter à palavra francesa para “lírio”, um gênero de flores que simboliza características de pureza e espiritualidade.

 

 Ísis

Apesar da fama deste nome também ter crescido recentemente, ele possui registros de muitos séculos atrás, sendo inclusive uma figura importante da mitologia egípcia – para os povos antigos, Ísis era uma deusa que representava a mãe e a esposa ideal. Já se formos consultar a sua tradução, encontramos um significado igualmente forte: “Deusa suprema”.

 

Luna

Se você é apaixonado pela beleza da lua e por toda a simbologia de renovação e feminilidade que ela carrega, este nome pode ser uma boa opção para batizar a pequena! De origem latina, ele significa literalmente “lua” e também pode ser associado à luminosidade e esperança. Só valores positivos, né?

 

Ana

Um dos curtinhos que fazem mais sucesso, ele pode ser usado sozinho ou como um nome composto e é bastante representativo entre os católicos. Isso porque Ana era a avó de Jesus Cristo e mãe de Maria, quem deu à luz unicamente pelo poder de sua fé. O termo hebraico também é associado a uma pessoa “cheia de graça” e “abençoada”.

 

Nina

Quem tem uma Nina em casa, sabe que seu significado – “garota graciosa” – é verdade. Embora sua tradução mais comum venha do espanhol, ele também possui correspondência na língua indígena Quíchua, em que significa “fogo”. E olha que curioso: em alguns países como a Itália, o termo é usado inclusive como diminutivo de outros nomes, como Antonina ou Giannina.

 

Lara

“Agradável”, “caseira” ou “que gosta do lar”. Com significados como este, prevemos uma criança que vai adorar passar o tempo em casa com a família! E há quem diga que Lara surgiu na Rússia, mas ele já era o nome de uma ninfa das águas encontrada na mitologia grega – de qualquer jeito, o curtinho tem todo o nosso.

 

 Zoe

O nome dado pela apresentadora Sabrina Sato à sua primeira filha vem ganhando destaque entre os pais nos últimos tempos. E não só pela escolha da famosa, viu? Zoe é uma boa opção tanto pela sua pronúncia expressiva quanto pelo significado emblemático, já que significa “vida” e “vivacidade”.

 

Mel

O apelido para Melissa ou Melina não perde em nada em delicadeza quando se trata do nome curtinho – ou seja, simplesmente “Mel”. Ele vem do grego “melaina”, que significa “escuro”, mas também pode ter origem associada à própria palavra “mel”, que traz consigo a qualidade da doçura.

 

Laís

Laís era como se chamava uma antiga cidade do Oriente Médio, próxima à nascente do rio Jordão. O termo pode ser encontrado também no idioma hebraico, sendo traduzido como “o lugar dos leões”, e no significado grego encontramos algo como “mulher que tem popularidade”.

 

Eva

De acordo com a Bíblia, Eva foi a primeira mulher existente, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Assim como “Zoe”, só que de origem hebraica, o nome significa “a que dá vida” e se destacou nos últimos anos principalmente por sua simplicidade e leveza – nós, por sinal, adoramos!

 

Gaia

Os papais ligados à natureza ou que pretendem trazer toda a força da ancestralidade para a filhota, vão adorar esta opção (e estas aqui também!)! Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra e uma das primeiras habitantes do Olimpo, conhecida pela sua capacidade progenitora e pelo seu dom da fertilidade.

 

Mila

???? Ô, Milla… ???? O nome de duas sílabas virou chiclete na mente dos brasileiros depois do hit do cantor Netinho, mas o seu significado vai muito além da composição famosa: assim como outras nomenclaturas com o termo eslavo “mil”, Mila quer dizer “graciosa” ou “querida”.

 

Taís

Taís ou Thaís apareceu pela primeira vez na História como o nome de uma cortesã de Atenas que viveu no século IV antes de Cristo e que acompanhou Alexandre, o Grande, em suas conquistas. Na realidade, não se sabe ao certo o que sua tradução simboliza, mas indícios apontam para algo como “aquela que é contemplada com admiração” ou então “companheira de jornada”.

 

 Yara

Provavelmente o mais brasileiro da lista, o nome vem do tupi e quer dizer “senhora da água”. Segundo o folclore indígena, Yara ou Iara é uma sereia que habita rios e lagos e que possui o dom de hipnotizar os homens. É uma ótima escolha para homenagear nosso povo e nossa terra!

 

AGORA OS MENINOS;

 

Ravi

O nome indiano vem ganhando muito destaque – e não à toa! O termo curtinho vem do hindi e tem um significado super representativo: “benevolente” ou “deus sol”. Por ser associado ao sol, o nome carrega também outras virtudes, como a luz e o conhecimento. Uma figura representativa dele é Ravi Shankar, líder espiritual indiano responsável pela criação de uma organização educacional e humanitária presente em mais de 150 países.

 

Noah

Noah é daqueles nomes delicados, de fácil pronúncia e que traz leveza até mesmo em seu significado – que deriva da palavra hebraica “noach” e quer dizer “conforto” e “descanso”. Além disso, o nome é bastante comum na língua inglesa e tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico que recebeu a missão de construir uma arca e salvar os animais do dilúvio.

 

 Gael

Os nomes com final “el” estão em alta (como “Rael”, “Abel” e outros derivados). Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.

 

Enzo

Você sabia que Enzo Gabriel foi o nome mais registrado nos cartórios brasileiros por dois anos consecutivos? Pois é, de tão queridinha pelos pais, a variante composta assumiu a liderança em 2018 e 2019. Já falando especificamente do termo Enzo, ele é a forma italiana de Henrique, que significa algo como “o senhor da fortaleza” ou “o senhor do lar”. Poderoso, hein?

 

Davi

Quando o assunto é nome simbólico, Davi não poderia faltar. Ele origina do hebraico “dawid”, que significa “o amado”, “querido” ou “predileto”. Davi foi o mais famoso rei de Israel, que conseguiu expandir sua nação no período de 10 a.C e também aparece com relevância em várias religiões. Na Bíblia, por exemplo, Jesus Cristo é mencionado como “filho de Davi”, e o profeta “Dawud” é reverenciado tanto pelos judeus quanto pelos muçulmanos.

 

Luan

Muitas origens são associadas à este nome. Ele significa “leão” em albanês, mas também pode vir de uma raiz germânica e significar “guerreiro”. Há quem diga ainda que pode ser o masculino de Luana, que equivale a “tranquilo”, ou então que derive de Luna, que é “lua” em latim. Ufa, quantas possibilidades, todas lindas!

 

Yuri

Começando com “I” ou com “Y”, Yuri é de toda forma um nome lindo! Composto por apenas quatro letras, ele é considerado a forma russa do nome “Jorge”, que por sua vez vem do grego e significa “agricultor”. Além disso, o termo ganha um significado ainda mais especial quando consultamos o hebraico “Uri”, que quer dizer “luz de Deus”, ou a palavra japonesa, associada à “lírio”.

 

Levi

Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel. Para além da menção religiosa, o nome traz também o significado de “unido” ou “ligado”, tradução da palavra hebraica “Lewi”. Ele também aparece na Torá, livro sagrado do judaísmo, como referência a outra palavra hebraica, que quer dizer “vinculado a algo”.

 

 

Bryan

De origem gaélica – língua celta originária da Irlanda – registros indicam que o nome signifique algo como “colina” ou “monte”. A mesma palavra é também usada para designar força e virtuosidade. Segundo documentos históricos, uma das primeiras pessoas com este nome foi Brian Boru, um antigo guerreiro e rei irlandês que viveu no século XI.

 

Isaac

De acordo com a tradição judaica, Sara, esposa de Abraão, desejou a alegria e o riso enquanto dava à luz Isaac, que se tornou o patriarca de todos os fiéis. Por isso, o nome é geralmente associado a “filho da alegria” ou “aquele que ri”. O mais interessante é que, apesar de ser um nome antigo, bastante comum principalmente na Idade Média, ele continua popular até hoje e em vários países – desde alguns no Oriente Médio, até na França, Bélgica e Estados Unidos.

 

Rael

Mais um que vem ganhando popularidade nos últimos tempos, principalmente por ter sido a escolha da atriz Isis Valverde para seu primogênito. Alguns acreditam que Rael seja um diminutivo de “Israel”, que tem origem hebraica e significa “Deus sustentou”. “Príncipe de Deus” também é uma conotação associada ao nome. Fofo, né?

 

Henri

A versão francesa do nome Henrique é uma opção super delicada para o bebê. O termo deriva da palavra germânica “Heimerich” que, ao analisar sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Curiosidade: o nome foi bastante comum entre a realeza – a variante inglesa “Heinrich”, por exemplo, denominou, ao todo, sete reis alemães.

 

Bebê/Abril


Veja também:


27/11/2020 | 09h31min

» Economia: Caixa paga R$ 1,2 bi de auxílio emergencial para nascidos em abril

25/11/2020 | 10h53min

» Agricultura familiar: Pequenos produtores de Santiago recebem motocultivadores

25/11/2020 | 10h41min

» Nacional: Mais de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro, diz IBGE


Comentários:


Voltar ao topo