No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Receitas


21/06/2022 | 11h01min

Mês de São João: como curtir as festividades sem exagerar nas guloseimas

Quentão e maçã do amor fit estão na lista

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Nutricionista ensina receitas típicas menos calóricas para quem quer aproveitar a temporada de festas juninas sem medo de subir na balança

 

Frio e festa junina são sinônimos de refeições calóricas e muitas guloseimas, certo? Não necessariamente. Quem curte a gastronomia típica do inverno e das celebrações de São João não precisa abrir mão da alimentação saudável. É possível aproveitar a temporada de doces, pipoca, pinhão, quentão, fondues, sopas e chocolate quente com equilíbrio à mesa.

 

O nutricionista Jhonathan Andrade diz que é importante manter uma dieta equilibrada e saudável o ano inteiro. “A orientação é consumir frutas, verduras e legumes também no inverno e apostar na criatividade na hora do preparo. Pratos quentes, como caldos e sopas, amenizam o frio, são nutritivos e saudáveis”, ensina o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país.

 

A hidratação é outro detalhe importante mesmo nos dias frios. O consumo de água deve ser mantido no inverno, ainda que as pessoas sintam menos sede e fiquem tentadas a escolher bebidas como o café ou o chocolate quente. “Nosso corpo precisa de água para manter suas funções adequadamente e a hidratação atua na imunidade e na prevenção de doenças”, explica o especialista.

 

Para os fãs da gastronomia típica das festas juninas, a dica é fazer substituições e evitar o consumo de alimentos super calóricos. Mestre em Alimentação e Nutrição, Jhonathan ensina algumas receitas.

 

MAÇÃ DO AMOR FIT

 

INGREDIENTES

 

·        4 maçãs

·        ½ xícara (chá) de xarope de milho

·        1 xícara (chá) de calda de agave

·        Corante alimentício líquido (vermelho) para dar cor (opcional)

 

MODO DE PREPARO

 

1.     Coloque a calda de agave em uma panela e leve ao fogo baixo.

2.     Despeje a glucose de milho e adicione logo em seguida o corante.

3.     Misture bem para que fique homogêneo.

4.     Deixe cozinhar em fogo médio por 7 a 8 minutos, sempre mexendo para não queimar nas bordas.

5.     Desligue o fogo. Passe as maçãs limpas e secas na calda ainda quente.

6.     Coloque em uma forma e deixe esfriar para que a calda fique firme.

 

 

QUENTÃO FIT

 

INGREDIENTES

 

·        500 gramas de gengibre

·        1 xícara de adoçante culinário (sucralose) ou açúcar de coco (ir provando e acrescentando conforme o gosto)

·        3 litros de água

·        3 litros de suco concentrado de uva (sucos integrais orgânicos)

·        3 colheres (sopa) de cravos

·        5 pedaços de canela em pau

·        6 cascas de laranjas e pedaços de maçã a gosto

 

MODO DE PREPARO

 

1.     Fatie o gengibre e o coloque no fogo com o adoçante para refogar.

2.     Quando dourar, acrescente a água.

3.     Deixe essa calda cozinhar por cerca de 15 minutos.

4.     Acrescente o suco de uva, as especiarias (cravo e canela) e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.

5.     Acrescente as cascas das laranjas e os pedaços de maçã e deixe ferver por mais 15 minutos.


Veja também:


22/06/2022 | 08h36min

» #ficaadica: Cuidados com a pele de pessoas com diabetes precisam se intensificar no inverno

21/06/2022 | 10h49min

» #ficaadica: O que está em alta para os cabelos no inverno?

19/06/2022 | 14h02min

» Saúde: Olho seco e visão embaçada podem ser sintomas da síndrome da visão do computador


Comentários:


Voltar ao topo