No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Saúde


23/12/2023 | 08h47min

Mioma ou endometriose? Especialista explica como diferenciar os sintomas

Apesar de muitas vezes serem bastante similares, há diferenças entre os sintomas

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Tanto os miomas quanto a endometriose são doenças bastante perigosas para a saúde feminina e devem ser diagnosticadas o quanto antes para melhorar os resultados do tratamento, no entanto, algumas vezes seus sintomas podem ser muito similares, o que dificulta a identificação das doenças.

 

De acordo com o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, existem algumas diferenças entre os sintomas que podem ajudar a identificar de qual doença se trata.

 

Os sintomas dos miomas e da endometriose podem se confundir algumas vezes, mas alguns detalhes podem ajudar a diferenciá-las, por exemplo, os miomas podem alterar significativamente os ciclos menstruais, já a endometriose não”.

 

No entanto, sintomas como aumento do volume abdominal, infertilidade, dores pélvicas ou durante a relação sexual são comuns às duas condições, por isso, é importante observá-los e consultar-se com um ginecologista para identificar de qual doença se trata, iniciar os tratamentos ou cuidados preventivos”, ressalta Dr. Alexandre Silva e Silva.

 

Como surgem os miomas uterinos?

Os miomas surgem de alterações nas células-tronco da musculatura uterina, geralmente em mulheres que não tiveram gestações precoces. Esses tumores crescem progressivamente podendo desenvolver-se em diferentes partes do útero, incluindo a camada externa (miomas subserosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na cavidade uterina (miomas submucosos), alguns miomas podem atravessar toda a parede uterina (transmurais)”.

 

Suas origens não são totalmente esclarecidas, mas envolvem alterações nas células-tronco, desequilíbrios hormonais, exposição a substâncias químicas e predisposição genética em famílias”, explica Dr. Alexandre Silva e Silva.

 

Como a endometriose se desenvolve?

A endometriose é uma condição na qual o tecido que reveste o útero (endométrio) - que todo mês fica naturalmente mais espesso, no entanto, quando não há gravidez ele se desloca e é expelido durante a menstruação - sofre alterações no seu funcionamento normal, movimentando-se para o caminho inverso e acaba indo para fora da cavidade uterina, atingindo ovários, trompas, bexiga, entre outros”, afirma Dr. Alexandre Silva e Silva.

 

Principais sintomas de miomas uterinos

  • Alterações no ciclo e volume menstrual

  • Dor pélvica

  • Aumento do volume abdominal

  • Alterações na frequência urinária

 

Principais sintomas de endometriose

  • Dor abdominal, durante relações sexuais, durante menstruação, ao evacuar ou urinar

  • Inchaço abdominal

  • Fortes cólicas menstruais

  • Alterações da frequência intestinal

  • Sangramento nas fezes


Veja também:


21/05/2024 | 16h57min

» : Vacina segue liberada nas unidades de Saúde de Santiago

19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

17/05/2024 | 16h32min

» : Saúde define estratégia para vacinação em abrigos no Rio Grande do Sul


Comentários:


Voltar ao topo