No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


22/10/2021 | 16h11min

Melhores remédios caseiros (chás) para tratar a gripe

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para diminuir os sintomas da gripe, tanto comum, assim como outras mais específicas onde se inclui a H1N1, são: tomar o chá de limão, equinácea, alho, tília ou sabugueiro, porque estas plantas medicinais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas típicos e melhorar o desconforto.

 

Além disso, outras medidas caseiras, como colocar uma bolsa de água quente em cima dos músculos doloridos, assim como tomar um banho com água fria para diminuir a febre, também podem ser utilizadas. Leia mais dicas simples para diminuir os sintomas da gripe.

 

Embora a maior parte dos casos de gripe melhorem sem um tratamento específico, é sempre importante consultar um clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. Nenhum dos chás indicados deve substituir a opinião do médico ou os remédios receitados.

 

Chá de mel e limão

 

Um excelente remédio natural para a gripe é o chá de limão com mel pois ajuda a descongestionar o nariz e a garganta e melhoram a respiração.

 

Ingredientes

 

Suco de 1 limão:
2 colheres de sopa de mel;
1 xícara de água fervente.

 

Modo de preparo

 

Deve-se adicionar o mel à xícara de água fervente, mexer bem até se tornar uma mistura toda igual e depois acrescentar o suco puro de 1 limão. Depois de preparado deve tomar o chá logo a seguir ao seu preparo, sendo que é importante só acrescentar o suco de limão por último para garantir que a vitamina C presente na fruta não se perca. Além disso, para tratar a gripe é recomendado tomar este chá de 2 a 3 vezes ao dia, por exemplo no lanche da manhã e da tarde e antes de dormir.

 

Chá de equinácea

 

Um outro bom remédio caseiro para gripe é tomar o chá de equinácea porque ela estimula o sistema imune e favorece a sudorese, aumentando a transpiração e ajudando no combate da febre, por exemplo.

 

Ingredientes

 

1 xícara de água fervente;
1 colher de sopa de folhas secas de equinácea;

 

Modo de preparo

 

Tem de colocar a equinácea na água fervente e aguardar 10 minutos. Depois basta coar e tomar logo a seguir.

 

Chá de sabugueiro

 

O chá de sabugueiro com tília aumenta a resistência do organismo e a tília promove o suor, favorecendo a descida da febre, tal como o chá de equinácea.

 

Ingredientes

1 colher de chá de sabugueiro;
1 colher de chá de tília;
1 xícara de água fervente.

 

Modo de preparo

 

Para preparar esse chá, tem de adicionar o sabugueiro e a tília na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado. Só depois deve coar e tomar.

 

Chá de alho

 

 

Tomar o chá de alho também é um excelente tratamento natural contra gripe.

 

Ingredientes

 

3 dentes de alho
1 colher de mel
1/2 limão
1 xícara de água

 

Modo de preparo

 

Amassar os dentes de alho e adicionar numa panela juntamente com a água e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Depois acrescentar meio limão espremido e o mel, e tomar a seguir, ainda morno. 

Além de tomar o chá, também é necessário fazer uma alimentação adequada para tratar os sintomas de gripe o mais rapidamente possível. Veja o que deve comer no vídeo:


Veja também:


01/12/2021 | 11h16min

» Saúde: Dezembro Laranja: curta o sol, mas se proteja

01/12/2021 | 11h09min

» #aguanaboca: Receitinha básica de mousse de maracujá

30/11/2021 | 08h27min

» Bem estar: Nove cores para comemorar o ano novo e atrair sorte em 2022


Comentários:


Voltar ao topo