No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


20/02/2022 | 13h44min

Jade Picon: como recuperar um cabelo que estragou após processo químico?

Jackeline Alecrim, cientista expert em saúde capilar, comenta sobre os processos de recuperação

Mudar o cabelo é uma das atitudes mais comuns dentro do universo da beleza, muitas mulheres se sentem renovadas ao alterar os fios e, algumas, realizam transformações completas frequentemente. Porém, processos como a descoloração ainda são rodeados por medos que envolvem a perda da saúde capilar. O Brasil tem acompanhado o caso da participante do BBB, Jade Picon, que costumava ter um cabelo platinado e extremamente saudável fora da casa e, para ingressar no reality, optou por voltar ao moreno natural. Após algumas semanas de jogo, começou-se a perceber que os fios da participante não estavam mais com uma aparência saudável.

 

Jackeline Alecrim, cientista expert em saúde capilar, explica que a descoloração, se realizada sem cuidados específicos, pode acabar gerando danos ao cabelo. “Para que a descoloração aconteça, as substâncias químicas precisam penetrar através da cutícula do cabelo e atingir uma região muito sensível que se chama córtex, onde estão presentes os nutrientes e componentes estruturais do fio”, afirma. Nesse contexto, o processo pode causar alterações na estrutura do fio, que se não reparadas, podem levar ao temido corte químico.

 

Para devolver a sedosidade, controlar o frizz e melhorar a aparência dos fios descoloridos, a cientista defende que deve-se dar preferência a produtos que tenham alta capacidade de absorção na fibra capilar e a ampolas especializadas em condicionamento e realinhamento das cutículas. Além disso, é importante considerar a umectação capilar, que associada a um tratamento com produtos de alta absorção, auxilia a repor os demais componentes ausentes na fibra capilar danificada. “Recomendo o uso do óleo de coco extra virgem uma vez por semana para cabelos super danificados”, aconselha.

 

Para finalizar os fios, Alecrim acredita que deve-se escolher finalizadores de base lipídica pelo menos uma vez ao dia após a lavagem ou até mesmo rotineiramente. “É importante para realizar a manutenção da saúde do cabelo e evitar o ressecamento e a quebra, além de repor os lipídios benéficos que aumentam a resistência, a sedosidade e a penetrabilidade do cabelo”, afirma.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo