No ar:
Tá em casa - Ieda Beltrão    14h00min às 15h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


03/12/2018 | 09h15min

Frutas que ajudam soltam o intestino

As dicas são da nutricionista Tatiana Zanin

Laranja é uma das frutas poderosas. Foto: DivulgaçãoLaranja é uma das frutas poderosas. Foto: Divulgação

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas aliadas para combater a prisão de ventre, mesmo em pessoas com um grande histórico de intestino preso. Essas frutas contêm grandes quantidades de fibras e de água, o que acelera o trânsito intestinal e favorece a formação das fezes. Além disso, as frutas também dão saciedade, melhoram o metabolismo e ajudam a emagrecer.

 

Essas frutas podem ser consumidas diariamente, tanto frescas quanto em sucos naturais e saladas de frutas, podendo também serem utilizadas por bebês e crianças, mas em menores quantidades para não causar diarreias. Veja 5 receitas de sucos laxantes para soltar o intestino.

 

Veja a seguir as 10 frutas mais soltam o intestino e que podem ser usadas em bebês e durante a gravidez:  

 

Mamão

 

O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.

 

Enquanto 100 g do mamão formosa tem 1,8 g de fibras, o papaia tem 1 g, mas ainda assim é uma boa quantidade pra essa fruta. As duas variedades de fruta têm cerca de 11 g de carboidrato e 40 kcal para cada 100 g, além de nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.

 

Laranja

 

A laranja é rica em água, que hidrata o intestino e as fezes, e que fornece muito bagaço, sinônimo de fibras para bom funcionamento intestinal. Uma unidade de laranja tem cerca de 2,2 g de fibras, o que é mais do que as fibras de existentes em 1 fatia de pão integral, por exemplo.

 

No entanto, é importante lembrar que o suco da laranja praticamente não tem fibra nenhuma, pois ao espremer a fruta o bagaço acaba sendo desperdiçado juntamente com a sua casca.

 

Ameixa

 

 

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, é rica em fibras e é um ótimo alimento para o intestino. Cada unidade de ameixa preta tem cerca de 1,2 g de fibras, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas do complexo B para o organismo.

 

Uma dica importante é que, ao se consumir a ameixa seca, é importante olhar no rótulo do produto para verificar se existe açúcar adicionado ao produto, o que aumenta bastante as calorias da ameixa e favorece o ganho de peso. Assim, o melhor é comprar a ameixa desidratada sem adição de açúcar.

 

Acerola

 

A acerola traz cerca de 1,5 g de fibras para cada 100 g de fruta fresca, e apenas 33 kcal, o que faz dessa fruta uma ótima aliada da dieta e do intestino. Além disso, essa mesma quantidade de acerola traz mais 12 vezes a quantidade de vitamina C recomendada para um adulto por dia, sendo muito mais rica nessa vitamina do que a laranja e o limão, por exemplo.

 

Abacate

 

O abacate é um campeão em teor de fibras: 100 g desta fruta trás cerca de 6 g de fibras. Ele também é rico em gorduras boas para organismo e que facilitam a passagem das fezes pelo intestino, além de favorecer a saúde cardiovascular e melhorar os níveis de colesterol bom.

 

 

Banana

 

Apesar de ser conhecido como uma fruta que prende o intestino, cada banana tem pelo menos 1 g de fibra. O segredo é consumir essa fruta bem madura, pois assim as suas fibras vão estar prontas para ajudar no trânsito intestinal. Ao contrário, quem deseja controlar a diarreia, deve consumir a banana ainda meio verde, pois dessa forma as suas fibras servirão para prender o intestino.

 

Ainda mais potente do que a fruta fresca é a biomassa de banana verde, pois te um alto teor de fibras e é naturalmente um alimento prebiótico, que favorece a saúde da flora intestinal. Veja como fazer a biomassa de banana verde.

 

Figo

 

Duas unidades de figo fresco traz cerca de 1,8 g de fibras e apenas 45 kcal, o que gera bastante saciedade e afasta a fome por mais tempo. Assim como no caso da ameixa, ao comprar figos secos deve-se preferir os que não têm adição de açúcar, sendo necessário verificar na lista de ingredientes do rótulo do produto.

 

Kiwi

 

Cada kiwi tem cerca de 2 g de fibras e apenas 40 kcal, fazendo com que essa fruta seja uma ótima aliada do intestino e das dietas de emagrecimento. Além disso, 2 kiwis já trazem tudo de vitamina C que um adulto necessita por dia, tendo um alto poder antioxidante, ajudando a prevenir doenças e melhorar a saúde da pele.

 

 

Jambo

 

Apesar de ser pouco consumido, o jambo é uma das frutas mais ricas em fibras: 1 unidade trás cerca de 2,5 g de fibras, teor que muitas vezes em encontrado em 2 fatias de pão integral. Além disso, ele tem apenas 15 kcal por fruto, bem menos do que a maioria das frutas, sendo um ótimo aliado para perder peso e afastar a fome.

 

Pera

 

Cada pera, quando consumida com casca, tem cerca de 3g de fibras apenas 55 kcal, o que faz dessa fruta uma das mais importantes para ajudar o intestino. Uma boa dica para emagrecer é comer uma pera cerca de 20 minutos antes da refeição, pois assim as suas fibras vão agir no intestino gerando uma sensação de saciedade, o que reduz a fome no momento da refeição.

 

Frutas que prendem o intestino

Algumas frutas que prendem o intestino são: maçã e pera sem casca, goiaba, banana, principalmente banana ainda verde.

 

Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre, pelo menos até que o trânsito intestinal esteja normalizado. No entanto, com uma alimentação saudável e rica em fibras, todos os tipos de frutas podem ser consumidas sem causar prisão de ventre.

 

Dicas para combater a prisão de ventre

 

Além de aumentar o consumo das frutas laxantes, algumas dicas simples para combater a prisão de ventre são:

 

Consumir as frutas com casca e bagaço sempre que possível, pois são ricos em fibras;
Preferir o consumo de legumes crus, pois têm maior poder para acelerar o trânsito intestinal;
Preferir alimentos integrais, como arroz, farinha de trigo, macarrão e bolachas integrais;
Consumir sementes como chia, linhaça e gergelim em sucos, saladas e iogurtes;


Beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois ela ajuda na formação das fezes juntamente com as fibras e ainda hidrata o intestino, permitindo que as fezes caminhem com mais facilidade no tubo intestinal.

 

Além das dicas alimentares, também é importante fazer atividade física regularmente, pois o exercício estimula o intestino e o mantém ativo, facilitando a passagem das fezes e combatendo a prisão de ventre.

 

Tua Saúde


Veja também:


09/12/2018 | 13h21min

» #nonatal: Receita de peru assado simples

09/12/2018 | 13h16min

» #ficaadica: Suco de berinjela para o colesterol

02/12/2018 | 10h03min

» TV: Angélica comemora 45 anos e diz que idade não assusta


Comentários:


Voltar ao topo