No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


19/05/2023 | 16h20min

Farinha do Caroço de Abacate: conheça os benefícios e como fazer

Uma semente de abacate contém mais fibra solúvel do que qualquer outro vegetal

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Os abacates são muito populares hoje em dia e já garantiram seu espaço nos menus e também nas dietas de emagrecimento. Eles são muito nutritivos e fáceis de incluir na alimentação.

 

A fruta tem uma única semente grande que normalmente é jogada fora, porém estudos realizados com animais e tubos de ensaio revelam que o caroço de abacate pode trazer muitos benefícios para a saúde. Os caroços desidratados podem se transformar em farinha, que pode ser facilmente adicionada aos seus preparos.

 

Quais as propriedades nutricionais do caroço de abacate?

 

A semente de abacate é envolta em uma casca dura e compreende de 13 a 18% do tamanho da fruta inteira. Informações sobre sua composição são limitadas, mas sabe-se que ela tem uma boa variedade de ácidos graxos, fibras, carboidratos e uma pequena quantidade de proteína. A semente também é considerada uma rica fonte de fitoquímicos, que são substâncias que as plantas produzem para se protegerem, e pode ter potencial antioxidante.

 

Os carboidratos em uma semente de abacate consistem principalmente de amido, com seu peso seco é de aproximadamente 75%. O amido é composto de uma longa cadeia de açúcares e os pesquisadores começaram a investigar seu uso potencial em produtos alimentícios. Além disso, um estudo revelou a presença de alcalóides, saponinas, taninos, flavonóides e glicosídeos cianogênicos. Também parece ser uma rica fonte de elementos minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco.

 

Ação anti-inflamatória

 

As sementes e peles de abacate contêm níveis mais elevados de antioxidantes, como as catequinas (também encontradas no chá verde) e procianidinas, que agem como anti-inflamatórios, reduzem a dor, o inchaço, a rigidez e a perda da função articular. Esses dois antioxidantes também melhoram a saúde do coração e a circulação sanguínea.

 

Melhora a digestão

 

É fato que o sistema digestivo é essencial para sua saúde de forma geral. Grande parte da nossa imunidade vem das bactérias que vivem dentro do trato digestivo. Quando as bactérias benéficas vivem em um ambiente saudável, elas podem facilmente combater bactérias e vírus patogênicos. Os antioxidantes e as fibras encontrados em sementes de abacate são ótimos para o seu sistema digestivo. Uma semente de abacate contém mais fibra solúvel do que qualquer outro vegetal.

 

Reduz o risco de câncer

 

A Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, descobriu através de um estudo que o extrato de semente de abacate e a fruta tiveram efeitos relevantes nas células de leucemia. O extrato fez com que as células da leucemia se auto destruíssem e deixassem as células normais saudáveis. As sementes também contêm flavonol, que é um potente antioxidante que pode reduzir o crescimento do tumor. A semente de abacate é apenas um dos muitos alimentos que podem ajudar a combater o câncer.

 

Ajuda a obter uma pele radiante

 

As sementes de abacate contribuem muito para a sua pele. Seus potentes antioxidantes podem reconstruir o colágeno, reparar os danos causados pelos radicais livres e melhorar a aparência da sua pele.

 

Reduz o colesterol

 

O abacate é uma fruta saudável para o coração. Tem alto teor de gordura, mas a gordura é composta principalmente de ácidos graxos monoinsaturados, ou gorduras boas, que impedem o aumento dos níveis de colesterol. Porém, a semente costuma ter mais efeito na redução dos perfis lipídicos no sangue e no fígado do que a própria polpa da fruta.

 

Controla a diabetes

 

O efeito antidiabético das sementes de abacate ocorre devido ao seu teor de cálcio, magnésio, potássio, sódio, zinco e cromo. Esses elementos regulam as principais enzimas envolvidas na formação da glicose e ajudam o corpo a utilizar melhor a glicose existente, combatendo assim a diabetes. A semente também contém outros antioxidantes que reduzem a glicose, como flavonóides, saponinas, esteróides, taninos e alcalóides.

 

Reduz a pressão arterial

 

Um estudo realizado com animais que tinham pressão alta descobriu que as sementes de abacate podem reduzir a pressão arterial. Estudos também sugerem que as sementes de abacate podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.

 

Ajuda com problemas de diarreia e bexiga

 

As sementes de abacate são usadas há séculos para tratar problemas da bexiga e a semente ralada como condimento em seus molhos para cozinhar. A utilização da semente ainda é feita na medicina popular para tratar a disenteria e quadros de diarreia. Conhecido como anti-inflamatório para o fígado, a semente do abacate também pode funcionar como um diurético, eliminando o ácido úrico e tratando pedras nos rins.

 

É antibacteriano e antifúngico

 

A semente de abacate tem sido usada como um tratamento para infecções parasitárias e fúngicas. A semente de abacate inibiu o crescimento de fungos em estudos de tubo de ensaio. Em particular, pode inibir a Candida albicans, uma levedura que frequentemente causa problemas no intestino.

 

E a farinha de caroço de abacate?

 

Entende-se que a farinha de caroço de abacate carrega todos os nutrientes da semente, além de ser muito fácil de preparar e adicionar às suas refeições.

 

Fazer a farinha de caroço de abacate é muito simples.

 

  • Desidrate a semente de abacate no forno a 120ºC durante duas horas.
  • Após retirar a semente do forno, retire a casca fina que a envolve. Ela deve se soltar facilmente. Se preferir, faça um corte de leve em volta da semente para que seja mais fácil retirar a casa.
  • Bata de leve com a faca para que a semente se parta ao meio.
  • Corte a semente em quadradinhos pequenos.
  • Bata no liquidificador ou multiprocessador até que vire uma farofa.
  • Guarde em um recipiente com tampa, em um local seco e arejado.
  • O caroço de abacate é amargo, então se certifique de incluir nos seus preparos um alimento para equilibrar, como uma banana ou alguns morangos, por exemplo.
  • A forma mais simples de consumi-lo é adicionar a farinha aos seus sucos, smoothies, vitaminas, chás ou como espessante para sopas e molhos.

 

Quer experimentar? Então, como qualquer coisa que é consumida pela primeira vez, tenha cautela. Pode ser que você seja alérgico ou tenha problemas para digerir o alimento, então se for com calma será mais fácil entender sinais adversos que seu organismo enviar.


Fonte: Mundo Boa Forma – www.mundoboaforma.com.br


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo