No ar:
Chimarrão e Canto -    18h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


05/05/2021 | 12h35min

Dicas capilares: saiba os 6 erros mais comuns nos cuidados com cabelos crespos

Segundo tricologista Viviane Coutinho, o segredo para cabelos crespos belos e saudáveis está no uso de produtos adequados e a higienização correta dos fios

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Os cabelos crespos são lindos, poderosos e cheios de personalidade. Para cuidar deles, não tem mistério: basta adotar algumas práticas no dia a dia e evitar hábitos que podem comprometer a saúde dos fios. 

 

De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, membra-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), o cabelo crespo possui uma estrutura bem diferente dos fios lisos, ondulados e até mesmo cacheados. Por conta de sua individualidade, ele demanda cuidados específicos.

 

“Muitas pessoas costumam acreditar que o cabelo crespo é mais resistente e isso não é verdade. Pelo contrário, o fio crespo é mais fragilizado porque a queratina não é tão bem distribuída. Por isso, requer uma rotina de cuidados que favoreça suas características”, afirma a profissional.

 

Conhecidos como cabelos tipo 4ABC, os fios crespos não apresentam formatação definida de cachos, sendo mais comum o formato em “Z”. Essa forma dificulta a passagem dos óleos naturais por todo o folículo e impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Assim, esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado.

 

O fator encolhimento também é outro traço marcante dos cabelos crespos. “As crespas reclamam da demora no crescimento, mas isso acontece por causa do formato mesmo. Em condições saudáveis, ele apresenta a mesma velocidade de crescimento dos cabelos de outras texturas. 

 

Para Viviane, o principal erro na hora de cuidar dos fios crespos é deixar de entender as necessidades do cabelo. A especialista também aponta outros hábitos que devem ser evitados ou corrigidos para conquistar madeixas crespas incríveis. Acompanhe!

 

Lavar o cabelo todos os dias

 

Por ser um produto limpante, o shampoo reduz ainda mais a hidratação dos fios, o que acaba causando ressecamento extra no cabelo crespo. Portanto, é importante que a crespa lave o cabelo com intervalos de alguns dias, sempre condicionando os fios na sequência – para repor todo o óleo que foi perdido na lavagem.

 

Escolher produtos inadequados para fios crespos 

 

Muitos cosméticos prometem inúmeros benefícios para o cabelo, mas é necessário ter cuidado na hora de comprá-los. “O uso de produtos errados pode influenciar bastante a aparência dos seus cabelos. A grande dica é conhecer o seu tipo de cacho e sempre investir em produtos específicos para a textura crespa”, explica.

 

“Quem tem cabelos finos e deseja dar um ar mais volumoso aos fios, pode apostar nas mousses, por exemplo. Já quem possui madeixas mais pesadas, deve focar na hidratação”, orienta. 

 

 Usar a toalha inadequada para secar o cabelo

 

O simples hábito de usar a toalha errada já pode causar danos ao cabelo, pois o atrito nos fios é um dos grandes causadores do temido frizz. Toalhas mais ásperas, por exemplo, podem causar até mesmo a quebra dos fios. “Opte por toalhas mais macias e delicadas para retirar o excesso de água. As de algodão e de microfibra são acessíveis e já resolvem o problema”, indica a tricologista.

 

Pentear o cabelo seco

 

Os especialistas na saúde dos fios não recomendam pentear o cabelo crespo quando ele já estiver seco. O ideal é desembaraçar os fios enquanto eles ainda estão molhados. “É essencial umedecer as mechas, aplicar um creme de pentear e usar pentes de dentes largos ou próprios dedos durante o processo. Já o pente garfo, bastante utilizado pelas crespas, tem a função de levantar e dar volume à raiz, então precisa ser usado nessa região”, acrescenta.

 

Não apostar em uma finalização adequada

 

Seja creme de pentear, mousse, leave-in, óleo, spray ou gelatina, o mercado atual oferece várias opções de finalizadores. Para saber qual funciona melhor no cabelo e traz o efeito desejado quando seco, não tem jeito: é fundamental fazer testes.

 

“Esse produto serve para selar a cutícula dos fios, lubrificar a fibra, além de conferir força,  resistência e emoliência. Invista em um finalizador de qualidade para sempre estar com os fios prontos para qualquer evento ou ocasião, mas cuidado: não precisa abusar na quantidade. O excesso de resíduos também pode comprometer a saúde capilar”, ressalta. 

 

Deixar de lado o cronograma capilar

 

Para ter cabelos crespos saudáveis, seguir um cronograma capilar é super importante. No caso dos fios crespos, uma das etapas essenciais é a da nutrição. 

 

“Não dá apenas para se preocupar com a aparência das madeixas e cuidar da superfície do fio. Além dos cuidados diários, os tratamentos profundos são maravilhosos para manter os cabelos saudáveis. Assim, será possível devolver a água, óleo e queratina que o cabelo perde no dia a dia”, completa.


Veja também:


12/06/2021 | 07h30min

» #aguanaboca: Romântico: prepare maçã do amor

09/06/2021 | 15h15min

» #ficaadica: Açafrão-da-terra: 10 incríveis benefícios e como usar

08/06/2021 | 15h48min

» Receita: Pense em uma delícia: mousse de leite ninho


Comentários:


Voltar ao topo