No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #


05/11/2022 | 11h48min

Dez cuidados com o cabelo na praia e na piscina

Tricologista Viviane Coutinho dá dicas de como cuidar dos fios no verão

Sol, calor, cloro, sal e água do mar são, sem dúvida alguma, coisas muito presentes durante o verão, independentemente de onde você esteja. Com isso, os fios tendem a ficar mais ressecados e os cuidados precisam ser redobrados! Pensando nisso, a tricologista Viviane Coutinho separou dez dicas do que fazer para deixar seu cabelo hidratado e lindo durante a época mais quente do ano, confere só!

 

1- Use proteção na cabeça quando estiver exposta aos raios solares

 

“Mas só se os fios estiverem secos, caso estejam molhados evite usar proteção, porque pode abafar a região e aumentar drasticamente a queda de cabelo e produção de caspa”, explica Viviane. E, além de chapéus, bonés, etc, existem finalizadores para cabelos que contém proteção UVA e UVB, e são uma ótima opção para praia e piscina. 

 

2- Proteja o cabelo do vento em excesso

 

"Na praia, o vento vem, na maioria das vezes, misturado com areia, o que deixa os fios embaraçados. Para evitar, quando estiver com os fios secos, prenda com um rabo de cavalo ou coque". 

 

3- Prepare os fios para o cloro e a água salgada

 

Antes de entrar na piscina ou no mar, lave o cabelo com água doce e use hidratantes sem enxágue. “É ótimo porque diminui os danos causados tanto pelo cloro, se estiver na piscina, quanto pelo sal, caso esteja na praia”, completa.

 

4- Hidratação frequente

 

Como dito antes, durante essa época do ano é muito importante manter uma rotina maior de hidratação para os fios. “O número de vezes varia muito de cabelo para cabelo, mas se você sentir que não está adiantando, pode aumentar sem medo!”, diz a especialista. Além disso, dá para intercalar hidratação e umectação com óleos naturais, ambas servem para repor os nutrientes perdidos.

 

5- Dê adeus ao banho quente e dispense o uso de secador e chapinha

 

Mesmo no calor algumas pessoas não dispensam o banho quente, mas em qualquer época do ano ele já não é o ideal para lavar os fios, no verão não seria diferente. De acordo com Viviane: “A água quente faz com que o couro cabeludo fique mais oleoso e danifica os fios”. E, assim como a temperatura da água, fontes de calor também devem ser evitadas. “Secadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor só vai servir para deixar seus cabelos mais ressecados e opacos”, conta a especialista.

 

6- Procure sempre enxaguar os fios

 

"Sempre que possível, enxágue o cabelo com água doce após cada mergulho na praia e na piscina. Isso evita que o sal e o cloro penetrem ainda mais nos fios". 

 

7- Evite prender o cabelo molhado

 

"Muitas mulheres prendem os fios molhados ao sair da praia. Esta ação pode ajudar na proliferação de fungos. Seque-o antes de prender e faça um rabo de cavalo mais frouxo, para evitar a quebra"

 

8- Lave com shampoo adstringente quando chegar em casa

 

É primordial lavar os fios com um um shampoo mais adstringente para retirar os resquícios de sal e areia que possam se acumular no couro cabeludo.  

 

9-Use leave-in

 

"Sempre que sair do mar, use leave-in com filtro solar. O produto deve ser aplicado no comprimento dos fios. Ele tem uma consistência leve e não vai deixar seus fios pesados. Não desembarace os cabelos muito molhados, apenas quando estiverem úmidos. 

 

10- Quem tem os fios descoloridos precisa protegê-los do cloro

 

"A água da piscina é um perigo para quem tem os fios descoloridos. Eles podem ficar esverdeados ao entrar em contato com o sulfato de cobre, já que essa substância possui uma coloração azulada. Se você acabou de descolorir as madeixas, faça um coque e evite mergulhar. Se quiser muito dar um mergulho, use uma camada protetora com um óleo capilar ou produtos de proteção. Isso evita que as substâncias químicas penetrem nos fios".


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo