No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


19/04/2022 | 09h36min

Conheça os principais benefícios do pepino

Vegetal tem propriedades antioxidantes, diuréticas, depurativas, hidratantes, anti-inflamatórias e emagrecedoras

O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e melhorar o funcionamento do intestino.

 

Além disso, o pepino ajuda a diminuir a gordura do organismo, o açúcar no sangue e a pressão arterial e, por isso, o seu consumo pode ser recomendado para auxiliar no tratamento de doenças como aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial.

 

O pepino também é muito utilizado para refrescar e tonificar a pele, podendo ser consumido em saladas, sucos ou na preparação de máscaras faciais, por exemplo.

 

Os principais benefícios do pepino para a saúde são:

 

 Ajudar na perda de peso

 

O pepino possui poucas calorias e é rico em água e em fibras, ajudando a aumentar a saciedade entre as refeições por mais tempo, reduzindo, assim, o apetite, sendo um alimento recomendado para usar em dietas para emagrecer.

 

Evitar a desidratação

 

Por ser constituído por 95% de água e conter importantes quantidades de eletrólitos, o pepino pode prevenir a desidratação durante a prática de atividade física, por exemplo. Por isso, esse vegetal pode ser consumido naturalmente ou na forma de bebida refrescante com água e hortelã, por exemplo, mantendo o corpo hidratado.

 

Prevenir o câncer

 

O pepino contém grandes quantidades de antioxidantes e nutrientes, como as cucurbitacinas, que possuem propriedades anticancerígenas e antiproliferativas, impedindo o crescimento das células cancerosas e pré-cancerosas.

 

Manter a saúde cardiovascular

 

A quantidade de fibras e antioxidantes presente no pepino ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, já que promove a diminuição das gorduras no organismo, principalmente os triglicerídeos e o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau. Por isso, o seu consumo regular pode prevenir doenças como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

 

Ajudar a diminuir a pressão arterial

 

O pepino contém boas quantidades de água, magnésio e potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, já que promove a eliminação do excesso de sódio através da urina e aumenta o relaxamento das artérias, prevenindo, assim, a hipertensão arterial.

 

Controlar a diabetes

 

O pepino contém fibras e baixo índice glicêmico, de forma que é capaz de aumentar lentamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém cucurbita, que estimula a liberação do hormônio insulina, regulando o nível da glicose no organismo e ajudando a prevenir e controlar a diabetes.

 

Desinflamar a pele

 

O pepino aplicado diretamente na pele tem um efeito refrescante que ajuda a manter a pele revitalizada e atua como um calmante, já que diminui o inchaço e a irritação da pele, podendo aliviar as queimaduras solares.

 

Ajudar a desintoxicar o organismo

 

Devido à presença de potássio, água e antioxidantes, o pepino ajuda a promover a desintoxicação do corpo e a diminuir a retenção de líquidos, eliminando o excesso de sódio e as toxinas do corpo através da urina.

 

Melhorar a digestão

 

O pepino funciona como um anti-inflamatório para o estômago, ajudando a melhorar a digestão, além de diminuir a acidez e a formação de gases no tubo digestivo.

 

Aliviar a prisão de ventre

 

O pepino contém boas quantidades de fibras e água, ajudando a suavizar e a aumentar o tamanho das fezes, promovendo a sua eliminação pelo intestino e melhorando, assim, a prisão de ventre, sendo recomendado consumir esse vegetal inteiro com casca, que é onde se encontra a maior parte das fibras.

 

Melhorar a saúde dos ossos

 

Por conter boas quantidades de vitamina K, o pepino ajuda a manter a saúde dos ossos, já que junto ao cálcio, esta vitamina é essencial para a formação do osso e para manter a estrutura óssea, prevenindo, assim, o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

 

Propriedades do pepino

 

O pepino é um alimento baixo em calorias, possuindo apenas 15 calorias a cada 100 gramas, e é constituído por 95% de água, além de possuir boas quantidades de lignanos, vitamina K, cucurbitacinas, flavonoides, potássio e magnésio, além de outros oligoelementos e minerais que reforçam as propriedades antioxidantes, diuréticas, depurativas, hidratantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias, emolientes, emagrecedoras e antidiabéticas.

 

Tua Saúde

 

 


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo