No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


02/08/2020 | 13h43min

Conheça 4 alimentos ricos em licopeno e descubra a importância desse nutriente

Tomate e mamão estão na listinha

Tomate é rico em licopeno. Foto: DivulgaçãoTomate é rico em licopeno. Foto: Divulgação

Alimentos ricos em licopeno são aqueles com tons avermelhados, já que o nutriente é responsável por dar essa coloração natural. Mas essa não é sua única função: um estudo divulgado pelo Front Pharmacology mostrou que o licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração.

 

Outra pesquisa publicada no International Journal of Nutrology afirmou que, graças à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudar na prevenção do câncer de próstata. Entretanto, mais estudos científicos ainda são necessários para concluir os seus efeitos.

 

Para aproveitar as propriedades desse nutriente, veja a seguir exemplos de alimentos ricos em licopeno:

 

Tomate

 

O fruto é uma fonte bastante conhecida de licopeno. Além dos benefícios ligados à saúde cardiovascular, um estudo do British Journal of Dermatology analisou o consumo de pasta de tomate por mulheres saudáveis, e concluiu que o licopeno pode atuar, em longo prazo, como fator de prevenção em problemas de saúde que afetem a pele. Outro estudo, divulgado no periódico European Journal of Nutrition revelou que o licopeno pode até mesmo contribuir com a fertilidade em homens.

 

Mamão

 

O licopeno faz parte da família dos carotenoides, assim como o betacaroteno presente em alimentos como a cenoura. Mas a vantagem do mamão é que ele pode reunir altas quantidades de ambos os nutrientes, além de conter potássio, podendo ser uma opção ideal para o seu café da manhã.

 

Goiaba vermelha

 

O nutriente também está presenta na goiaba vermelha (Psidium guajava L.). Segundo uma pesquisa feita pelo Food Research International, a ação do licopeno na fruta pode ser capaz de combater células cancerígenas na região mamária.

 

Melancia

 

Outra fruta que chama a atenção por ser fonte comprovada de licopeno é a melancia. Um estudo do EXCLI Journal mostrou que o licopeno presente no alimento pode atuar na prevenção contra síndromes metabólicas, como estresse oxidativo, câncer e até diabetes.

 


Veja também:


22/11/2020 | 13h31min

» #aguanaboca: Receita de arroz de Natal

22/11/2020 | 12h58min

» Nutrição: Saiba quais alimentos ajudam a deixar a pele mais firme

10/11/2020 | 16h44min

» Moda: O uso de tênis por Kamala Harris durante a campanha presidencial e o que isso comunica


Comentários:


Voltar ao topo