No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


14/09/2023 | 10h07min

Como combinar alimentos para emagrecer sem fome

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A maioria das pessoas associa dieta com passar fome, não é mesmo? Isso pode ser culpa de muitas dietas que surgem por aí e que tentam promover um emagrecimento imediato e nada saudável. Uma dieta bem feita, com ajuda de um nutricionista, fará com que você perca peso sem sofrimento. É normal que nos primeiros dias sintamos uma diferença e até um pouco de fome. No entanto, essa sensação deve durar apenas poucos dias, que é o tempo que o nosso corpo leva para se acostumar com a nova quantidade de comida.

 

Para emagrecer sem fome é importante saber combinar os alimentos. Uma refeição saudável, balanceada e que promove a saciedade precisa ter proteínas, carboidratos e gorduras. Mas quando falamos em gorduras, não vá pensando que é para comer aquele frango frito, não, viu? As gorduras bem-vindas na dieta são proveniente de alimentos com como nozes, abacate e azeite extravirgem. Já as proteínas podem ser animais, como carnes e peixes, ou proteínas vegetais como lentilha e grão-de-bico.

 

"Mas e os carboidratos?" Enquanto muita gente considera os carboidratos os vilões do emagrecimento, eles ajudam a fornecer energia para o corpo, por isso, é praticamente impossível (e nada saudável) cortar todos os carboidratos do seu dia a dia. A ideia é investir em carboidratos complexos que são digeridos lentamente pelo corpo, impedindo que você sinta fome rápido demais. Alguns carboidratos complexos são batata-doce, mandioca, arroz e macarrão integrais.

 

Para fazer um bom almoço, combine 1 proteína + 1 fonte de carboidrato (como batata-doce cozida ou arroz integral ou macarrão integral) + saladas cruas e legumes cozidos + 1 fonte de gordura (abacate refogado, azeite extravirgem, nozes picadas). Já para a janta, a dica é abrir mão do carboidrato, afinal, o seu dia já está chegando ao fim. Caso o seu horário seja invertido e você trabalhe durante à noite/madrugada, retire o carboidrato do almoço.

 

O ideal é que a proteína seja sempre a consumida em maior quantidade do que o carboidrato ou a gordura, já que ela garante que você não sinta fome tão rápido. Lembre-se também que os alimentos ricos em fibras como aveias e frutas são excelentes para aumentar a sensação de saciedade.

 

Isabela Henriques/Tudo Gostoso

 


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo