No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #aguanaboca


26/12/2021 | 10h35min

Como aproveitar sobras de arroz?

Dicas preciosas para preparar rapidinho

Foto: Divulgação/segredos da comidaFoto: Divulgação/segredos da comida

Todo mundo deveria aprender como aproveitar sobras de arroz. Existe muito desperdício e tanta gente passando necessidade. Até mesmo nos restaurantes, você nem imagina quanta comida é jogada no lixo todos os dias.

 

Algumas ideias eu aprendi com minha avó e utilizo muito aqui em casa. Sempre sobra arroz. Então, confira só, pois tenho certeza de que você vai se surpreender muito!

 

Formas de aproveitar sobras de arroz


Arroz de forno no pimentão

 

Olha, sinceramente essa é uma das ideias mais criativas. Se você não gosta muito de pimentão, pode fazer no tomate ou na moranga que também dá super certo. Basta retirar o miolo do pimentão ou do tomate e rechear com o arroz cozido. Pode aproveitar e misturar o arroz com ricota ou cream cheese. Salpique um pouco de orégano, cheiro verde e cubra com parmesão ralado. Leve para assar em temperatura de 200º por 25 minutos.

 

Farofa de arroz

 

A maioria das pessoas torce o nariz para essa receita, mas fica simplesmente sensacional. Ideal para acompanhar um churrasco, pois contrasta perfeitamente com o sabor forte das carnes. Os melhores ingredientes para utilizar são: calabresa, carne seca, ovos cozidos ou mexidos, bacon, repolho, pimentão, couve, tomate, cenoura, tofu, azeitonas e muito cheiro verde. Aliás, quanto mais ingredientes você colocar, mais nutritiva vai ficar a sua farofa de arroz. A farinha mais indicada é a de milho que fica mais sequinha, mas já vi muita gente utilizando a de mandioca temperada. Também fica gostoso e fica mais leve. 

 

Sushi

Quer diversificar na cozinha e surpreender seus familiares? Então, utilize as sobras do arroz para fazer um delicioso sushi bem caprichado. A única coisa que você precisará fazer no arroz é adicionar ½ xícara de água + 6 colheres (chá) de vinagre. Isso levando em conta que tenha sobrado cerca de 1 xícara de arroz. Mas quanto a medida, não se preocupe. O interessante é molhar bem esse arroz e levar ao fogo baixinho só até começar a amolecer. Em seguida, é só montar os sushis nas algas Nori e se deliciar!

 

 Mexido com carne

Nessa dica, a primeira coisa que você precisará fazer é fritar uma carne de sua preferência. Pode ser frango, carne vermelha e até mesmo carne de porco. É indicado  cortar a carne em tiras ou cubinhos pra facilitar na hora de misturar com o arroz. Na mesma panela que você fritou a carne, coloque ½ xícara (chá) de água para desgrudar esse fundo. Em seguida, adicione o arroz + 1 colher (sopa) de massa de tomate. Pode adicionar qualquer especiaria ou cheiro verde. Por fim, adicione a carne que você escolheu e misture delicadamente. É uma refeição completa pra lá de saborosa!

 

 Arroz doce 

 

Tenho certeza de que todo mundo esquece do famoso arroz doce. Antigamente era mais comum. Afinal, nossas avós faziam sempre que sobrava arroz. E não tem segredo nenhum. Basta colocar em uma panela 500ml de leite, 1 caixinha de leite condensado, ½ xícara de açúcar e canela em pó a gosto. Em seguida, é só adicionar 1 xícara de arroz cozido. Deixe ferver essa mistura por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.

 

 Omelete nutritivo

Em uma tigela bem grande, coloque o arroz cozido. Quebre 4 ovos e mexa bem até fica homogêneo. Em seguida, misture com o arroz. Nesse momento, você pode até pensar que deu tudo errado, mas vai ficar muito gostoso, pode acreditar. Adicione cheiro verde picado, uma pitada de sal, pimenta do reino, cebola picada (é melhor a roxa), uma pitadinha de açafrão, 1 colher (chá) de fermento em pó e queijo ralado. Na frigideira, coloque um fio de azeite ou manteiga. Deixe dourar de cada lado e prontinho. Pode acompanhar torradas e saladas refrescantes. 

 

Dicas: segredos da comida


Veja também:


19/05/2022 | 10h12min

» Saúde: Gripes e resfriados: automedicação pode mascarar sintomas e trazer riscos

17/05/2022 | 11h02min

» #aquece: Chocolate quente cremoso fácil

12/05/2022 | 13h53min

» #ficaadica: Adeus ao frizz: Janny Mota explica a diferença entre cabelos secos e ressecados


Comentários:


Voltar ao topo