No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


14/12/2022 | 11h23min

Com a chegada do verão, exercícios na praia requerem cuidado

Instabilidade do solo pode causar lesões, explica o presidente da SBOT-RS

Está chegando a estação mais quente do ano, a temporada de férias e um dos locais mais procurados para aproveitar o período é a praia. A prática de atividade física ao ar livre ganha mais espaço e modalidades como vôlei, futevôlei, Beach Tennis e corrida são algumas das mais vistas nas areias, mas, em função da instabilidade do solo, é preciso estar atento para evitar lesões.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS), Marcos Paulo Souza, explica que, antes de realizar a atividade física, é necessário fazer um alongamento. “Devido à alta temperatura, o organismo gasta energia com facilidade. Por isso, alongamento pré-exercício e hidratação durante a atividade são essenciais”, fala.

 

Pelo fato de a areia ceder no momento em que a pessoa pisa sobre ela, acaba impactando o aparelho locomotor, ativando grupos musculares diferentes. “Por essa razão, o condicionamento físico acaba sendo maior quando a atividade é feita na areia”, fala o especialista.

 

O ortopedista pontua que, para evitar lesões, é importante fortalecer a musculatura e adquirir condicionamento físico. “Quem já possui algum problema deve também focar nesse preparo para não sofrer com a irregularidade da areia”, salienta.

 

O presidente da SBOT-RS lembra, ainda, que o praticante deve conhecer o seu limite para reforçar a prevenção de lesão ou dores musculares. “A corrida na areia, por exemplo, exige um excelente condicionamento físico. Se a pessoa não costuma correr e passa a correr na areia cerca de um quilômetro, isso vai causar dores no tornozelo e pernas”, diz. “Por isso, é importante conhecer o limite do próprio corpo e os exercícios devem ser iniciados de forma gradual para se acostumar à prática” finaliza.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo