No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


12/09/2022 | 09h53min

Chás para desinchar: opções diuréticas para diminuir a barriga

Confira diferentes tipos de chás para desinchar, diminuir o tamanho da barriga e ainda garantir benefícios à saúde

Você já se olhou no espelho e reparou que a barriga estava muito maior do que o normal? Isso acontece quando nosso corpo retém líquidos. Por isso, apostar em uma hidratação saudável, como os chás para desinchar, e algumas sessões de drenagem podem acabar com esse problema.

Provavelmente você já ouviu falar que todo chá é diurético, e isso é verdade, afinal a ingestão de água da receita da bebida ajuda a produzir mais urina. Porém, alguns chás são mais diuréticos do que outros.

Além de desinchar a barriga, certas infusões ajudam a tratar infecções urinárias graças a seus ingredientes com medicinais.

 

Chá de hibisco

 

Em primeiro lugar o hibisco. Isso porque a bebida dessa flor auxilia na diminuição da retenção de líquidos, que é quando o corpo deixa de eliminar a água e acaba criando uma camada no corpo, provocando o inchaço. De acordo com um estudo desenvolvido pela Socidade Internacional e Etnofarmacologia e publicado no Journal of Ethnopharmacology, o hibisco também possui propriedade antioxidante, que auxilia na eliminação de toxinas.

 

 Chá de cavalinha

 

Sem dúvida, esta opção é um dos chás para desinchar mais conhecidos no Brasil. A bebida oferece não só ação diurética, como também um alívio rápido para o inchaço. Esse benefício foi comprovado por uma revisão recente, de 2017, que prova que o efeito diurético desta planta é similar ao do remédio hidroclorotiazida, que é produzido em laboratório.

Sendo assim, se você tem uma festa para ir à noite e acordou inchada, basta consumir algumas xícaras de chá de cavalinha durante o dia para diminuir consideravelmente o tamanho da barriga.

 

Chá verde

 

O chá verde é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e isso não é à toa. A infusão oferece uma série de benefícios à saúde, incluindo o poder diurético. Isso é graças à cafeína, que previne a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço na barriga. Porém, para garantir esse benefício é necessário consumir em média três xícaras de chá verde por dia. Além disso, a bebida também contém importantes vitaminas, como as do grupo C, K, B1 e B2, que possuem ação antioxidante, ajudam na coagulação sanguínea, colaboram com a saúde óssea e favorecem o metabolismo.

 

Chá de salsinha

 

Poucas pessoas sabem que esse tempero é um poderoso ingrediente para diminuir o tamanho da barriga. Por isso, ele com certeza precisava entrar para esta lista de chás para desinchar. Um estudo internacional apontou que animais que consumiam salsinha no dia a dia produziam mais urina por causa de compostos chamados de flavonoides. Além disso, as propriedades medicinais deste chá fazem dele uma indicação de profissionais de saúde no tratamento de infecção urinária. Afinal, com a maior produção de urina, mais líquido existe para limpar os tratos urinários.

 

 Chá de gengibre

 

Que tal se, além de desinchar, você ainda perder algumas calorias? Isso é possível com a inclusão do chá de gengibre na dieta. O gengibre é um alimento termogênico e anti-inflamatório, que colabora com a queima de gordura. Além disso, também possui ação antimicrobiana e antioxidante. Por isso, o consumo diário desta raiz é capaz de auxiliar na redução das celulites e diminuir outros processos inflamatórios.

 

 Chá de dente-de-leão

 

O dente-de-leão é uma flor bastante comum no Brasil. Além de linda, quando consumida, essa planta oferece uma série de benefícios à saúde, inclusive, para desinchar. Isso porque ela contém grande quantidade de potássio, uma substância que melhora o desempenho dos rins, fazendo com que a retenção de líquido, que é a principal causadora do inchaço, diminua.

 

 Chá de funcho

 

Embora não seja muito popular, o funcho é um ingrediente potente para diminuir o inchaço abdominal. Essa planta é recomendada por especialistas para o tratamento da pressão alta e problemas na bexiga. Isso porque a infusão é diurética, o que aumenta a produção de urina.

 

 Chá de cabelo de milho

 

Na hora de consumir o milho, muitas pessoas descartam os cabelos da planta sem saber o potencial que ele oferece à saúde. Segundo pesquisadores, os fios marrons possuem propriedades anti-inflamatórias e são diuréticos. Por isso, essa infusão é recomentada como auxiliar no tratamento da cistite. Entretanto, é importante destacar que o chá de cabelo de milho não é indicado para mulheres grávidas.

 

Chá de casca de abacaxi

 

A infusão da casca de abacaxi está entre as mais poderosas dentre os chás para desinchar. Além da vitamina C, que diz respeito à própria polpa da fruta, a casca possui grande quantidade de bromelina, que é uma enzima responsável por auxiliar o processo digestivo. Sendo assim, ela ajuda a desinchar a barriga logo após as refeições.

 

Conclusão – chás para desinchar

 

Basicamente, todos os chás são diuréticos, o que ajuda a diminuir o inchaço na barriga. Porém, alguns possuem o efeito potencializado pelo conjunto de suas propriedade como os de: hibisco, verde, cavalinha, salsinha e gengibre.

 

Fonte: Diana Diniz/Jornalista/ www.fashionbubbles.com


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo