No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


27/08/2022 | 09h41min

Chá de alface combate insônia e tem outros benefícios. Descubra como fazer!

Até se você sofre de prisão de ventre, a bebida pode te ajudar

Mais do que utilizar o alface como ingrediente para saladas, você já pensou em fazer um chá com ele? Pode parecer estranho, mas o chá de alface apresenta diversos benefícios para a saúde. Além disso, ele é muito fácil de preparar, podendo ser consumido puro ou com adição de frutas e especiarias para deixá-lo mais gostoso.

 

Para que serve o chá da folha de alface?

 

Não é de hoje que alguns chás possuem efeito relaxante, e o chá de alface entra nessa lista. Isso acontece porque o alface possui uma substância, chamada de lactucina, que atua como um calmante e sedativo no corpo humano. Por conta dela, não é incomum encontrar pessoas que dizem sentir sonolência após consumir folhas de alface.

 

Benefícios do chá de alface

 

O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia. O chá de alface ainda é rico em potássio, um mineral que promove o relaxamento dos músculos, aumentando a sensação de bem-estar. Contudo, se você já faz uso de medicamentos para combater a ansiedade, é importante consultar o seu médico antes de acrescentar o chá de alface a sua rotina!

 

Para além de seu efeito calmante, o chá de alface é uma bebida extremamente nutritiva, rica em vitaminas e mineiras. A exemplo temos o zinco, mineral conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, e que atua diretamente na defesa do organismo, aumentando a imunidade e impedindo a recorrência de gripes e resfriados.

 

Se você já ouviu falar que o chá de alface baixa a pressão, pode ficar sabendo que é verdade! O alface é muito bom para a saúde do coração, já que ele ajuda a diminuir o colesterol e a controlar a pressão alta. O chá de alface ainda ajuda a manter o corpo hidratado, auxilia na eliminação do excesso de sódio do sangue, e é um potente diurético.

 

Até se você sofre de prisão de ventre, o chá de alface pode te ajudar. Mais do que ser outra forma de se manter hidratado, essa bebida auxilia na digestão dos alimentos e possui ação laxativa.

 

Quais os malefícios do chá de alface?

 

Apesar de apresentar todos os benefícios acima citados, é importante destacar que o consumo excessivo de chá de alface é maléfico para a saúde. Vamos combinar que o consumo excessivo de praticamente tudo é ruim para o corpo, e por isso devemos manter uma alimentação balanceada.

 

No entanto, nutricionistas alertam para os malefícios do chá de alface, sendo o maior deles a intoxicação por alto consumo de alguma das substâncias presentes na hortaliça, causando náuseas e vômito. Outro malefício é a alta concentração de magnésio que o alface possui, que faz mal para a tireoide se for ingerido demais.

 

Como fazer o chá de alface?

 

O primeiro passo é escolher um bom alface no mercado ou no sacolão. Dê preferência às alfaces orgânicas que são livres de agrotóxicos que podem ser prejudiciais para o corpo.

 

Em seguida, pense em opções para deixar o chá de alface mais saboroso, para evitar aquela sensação desagradável quando consumimos algo que não agrada nosso paladar. As indicações do TudoGostoso são camomila, hortelã, folhas de maracujá, erva cidreira e gengibre.

 

Agora que tudo está pronto, vem a parte mais fácil: ferva a água. Utilize a sua xícara ou caneca favorita como medida. Depois que a água estiver fervida, desligue o fogo, adicione as folhas de alface com o talo e os demais ingredientes que você tiver escolhido. Caso a sua xícara seja pequena, até 250 ml, utilize 2 folhas de alface. Se for maior, até 500 ml, use de 3 a 5 folhas de alface. Reserve por aproximadamente 10 minutos e coe. Está pronto!

 

É muito importante destacar que, para garantir um efeito mais forte, o alface precisa estar com o talo, já que é nele que se concentra a lactucina.

 

Fonte: Tudo Gostoso


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo