No ar:
Correspondente Ipiranga - Rede Gaúcha Sat    08h00min às 08h10min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


02/03/2020 | 07h17min

Cabeleireiro dá dicas para ter cabelos saudáveis

Ricardo Lima alerta que cabelos virgens também podem ficar danificados com falta de cuidados

Cabelos brilhantes e saudáveis. Foto: DivulgaçãoCabelos brilhantes e saudáveis. Foto: Divulgação


Vários fatores podem transformar o cabelo saudável em um cabelo danificado. O uso em excesso de ferramentas que emitem calor como, chapinha, babyliss, químicas incompatíveis, shampoo e condicionador que não atendem as necessidades dos fios são alguns exemplos. 
Alta porosidade, falta de brilho e sedosidade, quebra aparente, comprimentos finos, opacidade de cor, pontas duplas e oxidação precoce de cor são alguns sinais de que o cabelo está fragilizado, segundo Ricardo Lima, colorista e cabeleireiro, especialista em cor. 


Segundo o profissional, engana-se quem pensa que apenas cabelos coloridos ou tratados quimicamente podem ficar danificados, cabelo virgem também pode ser prejudicado com o uso indevido de shampoos e condicionadores, produtos à base de ácidos, secador, chapinha e babyliss que podem tirar os principais minerais do cabelo como, aminoácidos, óleo, queratina, proteína e água, causando a abertura precoce da escama dos fios, promovendo a exposição a agressões externas.


A boa notícia é que é possível recuperar a saúde dos fios. Entre os procedimentos de recuperação indicados por Ricardo Lima está a reposição de massa considerada indispensável pelo profissional, pois é a partir dessa reposição que o cabelo volta a ter densidade, emoliência, elasticidade, resistência, equilíbrio do PH, o uso do shampoo e condicionador correto, reposição de óleo, reposição de proteína na dose exata, e evitar químicas incompatíveis. 


Para tratar o cabelo em casa sozinha, a recomendação do especialista é sempre seguir as orientações de um profissional de confiança e que conheça a saúde dos seus cabelos.


Quando os fios estão muito danificados ou quando há presença de fungos no couro cabeludo pode ser necessário o uso até de medicamentos. “Nesse caso, o mais recomendado é procurar um dermatologista especializado em cabelo, pois a partir desses indícios o mais correto é seguir orientação médica”, explica. 


O especialista explica o que é um protocolo profissional e um protocolo caseiro. “O protocolo profissional é um cronograma capilar e seu objetivo é repor nos fios toda a matéria que ele perdeu. E um protocolo caseiro é sempre usar um bom shampoo e condicionador para dar continuidade ao protocolo do salão. 


Ricardo Lima ainda ressalta que é possível ser loura e ter os fios saudáveis, desde que o clareamento dos fios seja desempenhado com segurança e, principalmente, respeitando a saúde dos fios. 


Depois de iniciado os tratamentos, os resultados da melhora do cabelo danificado podem aparecer a partir de 4 semanas à 12 meses. 


 
Dicas de cuidado no dia a dia


Use...


Shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo, com proteção contra agentes externos. Uma dica importante é sempre usar óleos protetores e que contenham tecnologia de reposição e absorção dos fios.


Evite....


Para cabelos virgens: o uso indevido e em excesso de agentes mecânicos, evitar shampoo e condicionador a base de petrolato e ácidos.


Morenas iluminadas e louras: piscina, chuveiros a base de aquecedor solar, agentes mecânicos, shampoo e condicionador a base de petrolato e ácidos.


Abuse... 


De todo conhecimento que um profissional de confiança para indicar as melhores opções para os seus cabelos.
 


Veja também:


23/10/2020 | 11h22min

» #aguanaboca: Bolinho de chuva com banana

22/10/2020 | 09h29min

» #aguanaboca: Pudim de leite condensado com creme de leite

20/10/2020 | 15h15min

» Saúde: Médico aponta que metabolismo lento não é o único grande vilão do emagrecimento


Comentários:


Voltar ao topo