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29/11/2022 | 16h22min

Beber durante as refeições engorda? descubra se o hábito atrapalha na dieta

Água, sucos e refrigerantes podem ser vilões; saiba aqui

Entenda a relação entre bebida e o horário da refeição e veja as dicas da  nutricionista Muriely Verdin. para bons hábitos e, de quebra, ter sucesso na dieta

 

Se você está em busca de hábitos de vida mais saudáveis, já deve ter se perguntado se beber durante as refeições engorda ou até qual o melhor momento do dia para ingerir líquidos. A quantidade e até o tipo de bebida importam, sabia? Mas não precisa se preocupar! Com moderação e boas escolhas é possível ingerir líquidos sem prejudicar a sua saúde.

 

Faz mal beber enquanto come? Veja a explicação da nutricionista!

 

O que comer para se hidratar? Antes de pensar no que beber enquanto se come, saiba que a ingestão de alguns alimentos já ajuda a manter o corpo hidratado.

“Alguns alimentos são ricos em água e, quando nós o ingerimos, acabamos  consumindo a água junto. Alguns exemplos são: leite, melancia, melão, abacaxi, pepino, abobrinha, repolho, tomate, maçã e laranja”, destaca a nutricionista.

 

Beber durante as refeições engorda?

 

Isso é um mito! Muriely explica que apenas o hábito de beber durante as refeições não pode fazer uma pessoa engordar. O que leva ao ganho de gordura é o consumo de mais calorias do que se gasta, o que é conhecido como superávit calórico. O problema aqui está nas escolhas. Consumir sempre bebidas com muitas calorias, cheias de açúcares, pode contribuir para um aumento de ingestão calórica e consequentemente isso pode levar o ganho de peso.

“Além disso, quando existe o consumo de bebidas doces com alimentos salgados, a ingestão da comida pode aumentar e isso pode indiretamente levar ao ganho de peso. Ou seja: isoladamente, consumir bebidas durante a refeição não engorda, mas se esse fator levar a um aumento do consumo calórico, pode engordar sim”, destaca a especialista.

 

Pode beber água durante a refeição?

 

Muriely explica que, de forma geral, não há problemas no consumo de água durante a refeição, até mesmo a água com gás.

“Como tudo, o consumo deve ser com moderação, mas não existe malefício. A exceção é apenas para pessoas com refluxo”, destaca.

 

Faz diferença beber antes ou depois de comer?

 

Aqui vai uma dica importante: é importante estar bem hidratado antes de uma refeição, para uma boa digestão e absorção de nutrientes.

“Se você bebeu pouca água durante a manhã e vai almoçar, por exemplo,  beber um copo de água antes é mais interessante. Fora isso, o mais importante é ingerir líquidos que não sejam ultraprocessados como refrigerantes ou sucos de caixinha e sempre em quantidades moderadas”, destaca Muriely.

 

O que tomar durante a refeição?

 

A nutricionista destaca que o melhor é consumir água, chás naturais que não tenham sido adocicados ou até mesmo sucos de baixa caloria sem açúcar como suco de morango, acerola, abacaxi, limão ou frutas vermelhas. O total de 250 mL durante a refeição é o ideal.

 

Tudo Gostoso


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