No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Saúde


08/07/2022 | 09h46min

Artrose de quadril: Quando suspeitar? Como tratar?

Dr. Helder Miyahara dará mais detalhes sobre o assunto

Artrose, ou osteoartrite, é um tipo de doença degenerativa que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem e dos ossos envolvidos nessa articulação.

 

Artrose no quadril: quando suspeitar?

 

  1. Localização da dor:  na artrose de quadril, a dor principal normalmente aparece na região próxima da virilha. Com o passar do tempo essa dor pode se espalhar para toda a região próxima do quadril, inclusive a coluna.
  2.  
  3. Momentos de dor: no início, a dor aparece apenas quando realizamos grandes esforços mas, com a evolução da doença, é comum sentir dor inclusive durante o repouso ou até mesmo enquanto dormimos. Uma outra característica comum é a presença de dor no quadril durante a noite e uma limitação do movimento de alcançar os pés, seja para lavá-los durante o banho seja para amarrar os sapatos. 
  4.  
  5. Dor no início do movimento: nas fases iniciais da artrose de quadril é comum as pessoas se queixarem de dor e dificuldade no início do exercício ou de uma atividade física. Mas à medida que a pessoa começa a fazer o exercício a dor e a limitação de movimento podem melhorar.
  6.  
  7. Limitação do movimento: Com a evolução da doença e com o aumento da lesão na cartilagem, um osso acaba batendo no outro e essa limitação de mobilidade pode ficar bem pior, dificultando a realização de atividades simples e diárias como andar, subir e descer escadas, ir ao mercado ou à padaria.
  8.  

A artrose do quadril é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que ocorre de forma progressiva devido ao avanço da lesão da cartilagem. Com a progressão da artrose ocorre ainda a formação de osteócitos, que são espículas ósseas (os famosos “bicos de papagaio”) que acabam limitando ainda mais a mobilidade e aumentando a dor. 

 

Artrose de quadril: quem tem mais risco?

 

  1. Quem possui fatores hereditários
  2. Pessoas portadoras de obesidade
  3. Pessoas que possuem Artropatias inflamatórias
  4. Lesões prévias ou doenças no quadril
  5. Pessoas idosas
  6.  

Artrose de quadril: tratamento

 

Existem uma série de tratamentos para artrose de quadril que envolve mudança no estilo de vida, perda de peso e adoção de uma rotina de atividade física de baixo impacto, com alongamento e fortalecimento da musculatura do quadril, fisioterapia, uso de medicamentos específicos para quem tem muita dor e a cirurgia. Nessa cirurgia, todo osso que está ruim é trocado por uma articulação artificial, que é a prótese de quadril. É uma cirurgia que, quando bem indicada, devolve a qualidade de vida aos pacientes, tirando a dor e limitação de movimento.

Lembrando que a definição do melhor tratamento para cada caso deve ser feita pelo médico em conjunto com o paciente. Por isso, se você sentir muita dor no quadril, não deixe de procurar um médico ortopedista, de preferência um especialista em quadril.

 



Fonte: Brasil 61


Veja também:


21/05/2024 | 16h57min

» : Vacina segue liberada nas unidades de Saúde de Santiago

19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

17/05/2024 | 16h32min

» : Saúde define estratégia para vacinação em abrigos no Rio Grande do Sul


Comentários:


Voltar ao topo