No ar:
Essência Gaúcha - Marcelo Peronio    14h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


24/11/2017 | 08h51min

Aproveite todas as propriedades do brócolis

Na cozinha, evite fritar ou refogar demais

Ele é cheio de vitaminas. Foto: DivulgaçãoEle é cheio de vitaminas. Foto: Divulgação

Para desfrutar das habilidades do brócolis, convém dar ouvido a algumas recomendações. “A versão congelada possui menos antioxidantes que a fresca. Mas, para ambos os casos, é essencial ficar atento ao uso de pesticidas e ao tempo de prateleira”, diz o agrônomo Ferdinando Barca, da Universidade de Catânia, na Itália.

 

Na medida do possível, vale dar preferência ao vegetal colhido há pouco tempo e ao cultivado em fazendas orgânicas. Na cozinha, evite fritar ou refogar demais. Melhor cozinhar no vapor ou no micro-ondas a fim de conservar as aclamadas propriedades nutricionais.


 

E dá até para experimentá-lo cru! “Ao preparar na água, deixe-a ferver antes de colocar o brócolis na panela. Isso diminui o tempo no fogo”, ensina a gastróloga Lucimeire Sifuentes, professora do Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, no Paraná. “Em seguida, para interromper imediatamente o cozimento, mergulhe os floretes em água bem gelada.”

 

E nem pense em jogar as folhas fora, viu? Elas podem compor sucos, sopas e caldos e são fontes de ácido fólico, crucial para sintetizar e reparar nosso DNA. Trata-se de uma vitamina fundamental para as gestantes. “Ela participa da formação do sistema nervoso do bebê nos primeiros meses de gravidez”, explica a nutricionista Ceres Della Lucia, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A professora e colegas demonstraram em uma pesquisa que controlar a quantidade de água no preparo e reduzir o tempo de cocção faz toda a diferença na obtenção do ácido fólico. “Esses cuidados são semelhantes aos recomendados para preservar outros nutrientes”, avisa.

 

O fato é que, como defendem os experts em alimentação equilibrada, precisamos encontrar meios para tornar o consumo de brócolis (e outros vegetais) mais prático, variado e prazeroso – dê uma olhada nas receitas abaixo. Isso, claro, varia de acordo com a rotina e os gostos de cada um. O importante é prestar a devida reverência ao alimento. O retorno a gente leva em saúde.

 


Veja também:


12/12/2018 | 12h18min

» #aguanaboca: Sorvete de doce de leite com 2 ingredientes

11/12/2018 | 12h11min

» #aguanaboca: Receita de chicabom caseiro

09/12/2018 | 13h21min

» #nonatal: Receita de peru assado simples


Comentários:


Voltar ao topo