No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


08/10/2022 | 12h05min

Aprenda como guardar queijo na geladeira para que o alimento dure mais

Saiba qual é a prateleira certa e o recipiente ideal

Você sabia que a maneira como você guarda o queijo na geladeira pode influenciar na qualidade e na duração do produto? Com o preço alto do leite e derivados, não dá para desperdiçar nenhum pedaço. Por isso, vale a pena aprender em qual prateleira colocar esse alimento e qual recipiente usar para o queijo não estragar. Confira todas as dicas a seguir!

 

Qual a maneira certa para guardar queijo?

 

De forma geral, qualquer queijo que esteja cortado e fora da embalagem original deve ser armazenado na geladeira. Esse alimento é bastante sensível e pode ser facilmente contaminado por fungos, mofar e mudar de sabor.

 

Como guardar o queijo na geladeira para não estragar?

 

A regra de ouro para armazenar o queijo corretamente na geladeira é nunca guardar ele fora de uma embalagem. Queijos abertos ficam ressecados e podem causar mau cheiro na geladeira. Você pode guardar o queijo tanto na embalagem original, quanto em potes de vidro ou plástico fechados. As porções também podem ser enroladas em plástico filme. Outra dica importante é colocar o queijo na parte menos fria e mais úmida da geladeira. A gaveta de legumes é a melhor opção.

 

É possível congelar queijo?

 

Congelar queijo é possível, mas não é o mais indicado. Queijo é um alimento delicado e o melhor é consumi-lo fresco. Queijos prensados ​​cozidos, como o parmesão, com textura mais firme, resistem melhor às temperaturas mais baixas na geladeira. Por outro lado, esse tipo de resfriamento não dá certo no queijo minas frescal. Ele contém muita água e a textura muda completamente ao ser descongelado.

 

Como descongelar o queijo?

 

Se você optar por congelar algum queijo, saiba que vai precisar se planejar para usar ele novamente. Isso porque o queijo deve ser descongelado dentro da própria geladeira. Um dia antes você pode tirar o alimento do congelador e colocar em uma prateleira até que esteja pronto para uso.

 

Quanto tempo o queijo pode ficar guardado na geladeira?

 

Esse prazo depende do tipo de queijo. Queijos mais frescos, com bastante soro, como minas, cottage, burrata e ricota costumam durar em média 5 dias na geladeira. Os queijos mais duros ficam bem preservados de 15 dias a um mês quando estão refrigerados. O mais importante é sempre prestar atenção nas instruções do fabricante. Nas embalagens é comum encontrar a recomendação do tempo máximo para consumir o produto após aberto.

 

Tudo Gostoso


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo