No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


19/03/2023 | 11h25min

Alimentos ricos em carboidratos são fonte de energia; saiba quais

Arroz, aveia e macarrão estão na lista

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Alimentos ricos em carboidratos são muitas vezes taxados como vilões das dietas, mas a verdade é que são compostos por um macronutriente essencial para a saúde. O carboidrato produz energia para nossas células, melhorando o desempenho cognitivo e esportivo no dia a dia. O segredo é consumir com moderação em uma dieta equilibrada e evitar opções com índice glicêmico muito alto. Para acertar na escolha, listamos a seguir algumas boas opções de alimentos ricos em carboidratos e dicas para consumi-los. Confira!

 

Arroz  - arroz é um cereal rico em carboidratos que deve ser consumido de forma equilibrada e sempre acompanhado de outras opções nutritivas no prato, como o clássico feijão. O cereal também fornece energia para o organismo e não contém glúten. A versão integral tem mais fibras, uma boa opção para ajudar na digestão e regulagem do sistema digestivo.

 

Macarrão - também é uma fonte de carboidratos popular e bem fácil de preparar em casa. Assim como o arroz, melhor servir um prato com alguma fonte de proteína ou até salada, para garantir uma refeição mais completa e mais saciedade. O macarrão integral também tem mais fibras e melhora o trânsito intestinal.

 

Aveia -  é considerada um alimento multifuncional. Ela consegue reduzir o colesterol ruim, controlar a glicemia, melhorar o funcionamento do intestino e até controlar a pressão arterial. Pode ser consumida no estado natural com iogurte, por exemplo, mas é ótima para incrementar massas de bolos, pães, cookies, panquecas, entre outras receitas.

 

Batata-doce - não é à toa que a batata-doce faz sucesso na alimentação de quem pratica atividades físicas e busca uma alimentação fit. O alimento é fonte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico e que garante mais saciedade. O ideal é preparar o alimento cozido e aproveitar até a casca, onde está concentrada a maior quantidade de fibras.

 

Mandioca - além de melhorar a energia e disposição por conta dos carboidratos na composição, a mandioca também previne doenças cardiovasculares, é fonte de vitamina C, melhora a digestão e fortalece até o sistema imunológico. O legume também é livre de glúten e fica ótimo quando preparado assado ou cozido.

 

Banana - claro que não poderiam faltar frutas na nossa lista! A banana é uma boa fonte de carboidratos e rica em nutrientes como potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C. Pode ser consumida diariamente e contém triptofano, um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

 

Mel -  é um adoçante natural rico em carboidratos, mas também calórico. Por isso, precisa ser consumido com moderação. O líquido produzido pelas abelhas tem ação antimicrobiana, antioxidante e ainda é fonte de minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. O ingrediente tem a vantagem de não precisar de nenhum tipo de refinamento ou adição de químicos, como ocorre com o açúcar. O ideal é sempre usar a menor quantidade possível, já que o excesso pode afetar os níveis de glicemia no sangue.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo