No ar:
Correspondente Ipiranga - Rede Gaúcha Sat    08h00min às 08h10min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Nutrição


25/03/2021 | 13h57min

Alguns alimentos podem provocar o surgimento de cáries e prejudicar os dentes

A nutricionista Fernanda Ereno dá os detalhes

Muito cuidado com os doces. Foto: DivulgaçãoMuito cuidado com os doces. Foto: Divulgação

Alguns alimentos podem provocar o surgimento de cáries e prejudicar os dentes. Para manter a satisfação da mastigação é preciso atentar para isso.  Falta ou dores de dentes interferem em muito no estado nutricional.

 

De acordo com a nutricionista Fernanda Ereno, dentro dos alimentos alguns fatores estão relacionados à cariogenicidade. Normalmente alimentos tipo: biscoitos, pães, massas e cereais, têm efeitos cariogênico por permanecerem mais tempo na boca, diminuindo o PH da saliva, fazendo com que ocorra a  desmineralização dos dentes provocando o aparecimento da cárie.

 

 Fernanda Ereno aconselhou, em especial às crianças, a não comemorem muito doces, com destaque as balas mais grudentas que são difíceis de remover com a escovação.  Mas a nutricionista destaca que existem alimentos que contribuem para a prevenção da cárie, tipo as proteínas que estão nas carnes, gordura e a ingestão de líquidos.

 

Outro fator está relacionado à frequência da alimentação. A boca tem capacidade de se auto limpar através da língua e da saliva, mas perde a eficiência quando o período de intervalo entre uma alimentação e outra é curto. Daí a importância da escovação dos dentes. A oferta de mais frutas e verduras e menos doces contribuem em muito para dentes saudáveis. Beber água com frequência ajuda em muito na limpeza da boca diminuindo ou evitando os efeitos cariogênicos.

 


Veja também:


01/12/2021 | 11h16min

» Saúde: Dezembro Laranja: curta o sol, mas se proteja

01/12/2021 | 11h09min

» #aguanaboca: Receitinha básica de mousse de maracujá

30/11/2021 | 08h27min

» Bem estar: Nove cores para comemorar o ano novo e atrair sorte em 2022


Comentários:


Voltar ao topo