No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Beleza


25/07/2023 | 09h48min

A importância de proteger os fios durante o inverno

Além do ressecamento em função do tempo mais seco, o uso frequente de água quente no banho pode agravar ainda mais a condição dos fios

Foto: Verbo Nostro Comunicação Planejada/DivulgaçãoFoto: Verbo Nostro Comunicação Planejada/Divulgação

As baixas temperaturas e a diminuição da umidade do ar podem trazer uma série de desafios para a saúde e a beleza dos cabelos. Nessa época do ano, os fios tendem a ficar mais secos e opacos e acabam merecendo uma atenção especial. Uma das melhores formas de garantir a saúde capilar durante esse período é investir em uma hidratação adequada. "Os cabelos podem ficar sem brilho, quebradiços, com frizz e até com algum outro problema capilar. Por isso, é fundamental adotar medidas para manter os cabelos hidratados e saudáveis ​​durante o inverno", alerta Eliane Pavini, hairstylist e proprietária do salão Shampoo Eliane e Rafael Pavini, de Ribeirão Preto.

 

Fatores como o uso frequente de água quente no banho e secadores podem agravar ainda mais o problema de ressecamento. "O que deixa o cabelo cada vez mais ressecado é a água quente: ela tira toda a hidratação feita durante o banho com o uso de shampoo, mascaras ou condicionador. Quanto mais quente a água, mais prejudicial ela é para os fios", ensina a hairstylist. Ela orienta que o ideal é lavar os fios, mesmo no inverno, com uma água mais morna e não tão quente. "Evite banhos com a água saindo fumaça".

 

A hidratação é essencial para repor a umidade natural dos fios, garantindo a elasticidade, o brilho e a maciez. Ao nutrir e fortalecer as cutículas capilares, a hidratação forma uma barreira protetora contra as agressões externas, como o vento frio e o ar seco, ajudando a prevenir a quebra, as pontas duplas e o ressecamento excessivo. "O ideal é fazer hidratações semanais e o uso de produtos ideais no home care", explica Eliane Pavini. Segundo ela, existem várias maneiras de hidratar o cabelo, mas dependem da necessidade individual de cada cabelo. "O profissional deve fazer uma avaliação desse fio e indicar o melhor procedimento: restruturação, nutrição ou apenas hidratação, recomendando o ritual certo para cada tipo de cabelo e a frequência - que pode ser uma vez por semana, a cada 15 dias ou mensalmente", complementa.

 

hairstylist explica ainda que a nutrição devolve o óleo para o fio do cabelo, fechando a cutícula. "O resultado é muito mais brilho". Já a hidratação devolve água para os fios e, consequentemente, aumenta o movimento e a maciez. A reconstrução devolve a estrutura para o fio do cabelo, proporcionado um cabelo mais resistente.

 

A hidratação adequada desempenha um papel importante na manutenção da beleza e da saúde capilar. Portanto, é essencial adotar medidas como o uso de produtos específicos, a redução do uso de ferramentas de calor e proteção dos cabelos contra o frio com produtos de qualidade. "Com todos esses cuidados, os cabelos permanecerão hidratados e saudáveis", conclui Eliane Pavini.


Veja também:


19/05/2024 | 12h55min

» : Hérnia de disco tem cura? Entenda a condição que afeta a coluna

15/05/2024 | 09h44min

» : Água com canela emagrece? Descubra benefícios e efeitos da bebida no corpo

15/05/2024 | 09h27min

» : Quais os benefícios de beber um copo de água morna de limão com uma pitada de sal


Comentários:


Voltar ao topo