No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » #ficaadica


11/10/2023 | 15h53min

É Fato ou Fake? Entenda as verdades sobre o Câncer de Mama

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A Campanha Mundial do Outubro Rosa é uma ação que se dedica a conscientização das mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. É comum encontrar inúmeras informações sobre cuidados com o câncer de mama, tornando mais dificultoso filtrar o que é verdade ou não. Por este motivo, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) reuniu uma lista de perguntas ‘Fato ou Fake’, respondidas pela Dra. Vivian Milani, médica radiologista especialista em saúde de mulher, para ajudar a identificar informações sobre a doença.  

 

Fato ou Fake Câncer de Mama 

 

Só tem Câncer de Mama as pessoas com um histórico familiar?  

 

Fake - É verdade que pessoas com familiares próximos, que tiveram câncer de mama, possuem um risco maior de desenvolver a doença. Mas, o câncer não é exclusivamente advindo de fatores hereditários, por este motivo os cuidados preventivos são essenciais.  

 

Quem usa desodorante pode desenvolver Câncer de Mama? 

 

Fake - Existe uma teoria que o alumínio presente no desodorante poderia bloquear a saída de suor pelas glândulas. Não há evidências que os sais de alumínio presentes nos desodorantes façam mal à saúde ou ocasionem câncer de mama. O alumínio ao entrar em contato com a pele se dissolve e forma um gel que controla a liberação do suor durante o dia. Então não há relação com a doença na mama por isso é fake. 

 

Mulheres 50+ tem mais chances de ter Câncer de Mama? 

 

Fato - As mulheres com 50 anos ou mais estão, de fato, em maior risco de desenvolver câncer de mama, de acordo com dados da FIDI. Analisando os resultados de exames de mamografia com diagnósticos de birads 4 e birads 5, no período de 2017 a setembro de 2023, observamos que a faixa etária mais afetada é aquela que vai dos 50 aos 59 anos, representando 31% das ocorrências. Contudo é importante também considerar a faixa etária expandida de 50 a 69 anos, que representa 59% das ocorrências de câncer de mama. 

 

Usar sutiã pode causar Câncer de Mama? 

 

Fake - O uso do sutiã não causa nenhum desenvolvimento de câncer, antigamente acreditava-se que ao utilizar sutiã muito apertado ele comprima os vasos sanguíneos, podendo levar ao acúmulo de toxinas nas mamas. Apesar de não ser indicado utilizar sutiã apertado por causa de dores na coluna, é fake que ele causa câncer.  

 

Fazer exercício físico ajuda na prevenção da doença? 

 

Fato - Praticar exercício físico regularmente é um grande aliado na saúde da mulher, além de trazer benefícios gerais, ajuda a prevenir inúmeros problemas crônicos e agudos. Uma das causas do câncer de mama está relacionado ao sobrepeso e ao sedentarismo, por isso é importante manter uma rotina de atividade física.  

 

Todo o nódulo encontrado na mama é câncer? 

 

Fake - Os nódulos mamários podem se desenvolver por fatores hormonais não tendo relação nenhuma com um tumor cancerígeno. Também é fake a informação que apenas caroços mais firmes indicam câncer, por esse motivo, apesar do autoteste do toque ser importante, é indicado realizar o exame diagnóstico com regularidade.  

 

Amamentar ajudar a proteger do câncer de mama? 

 

Fato - Na amamentação é comum a mulher produzir leite, e isso faz com que as células mamárias se multipliquem menos, reduzindo o risco de desenvolver a doença. Além disso, durante esse estágio a mulher fica menos exposta a certos hormônios que podem estar ligados ao surgimento de tumores. 

 

Por fim, existem inúmeras questões sobre o que é fato ou fake no desenvolvimento do Câncer de Mama, mas acima de tudo o importante é cuidar da saúde. “A saúde da mulher precisa vir em primeiro lugar, por isso é importante realizar os exames diagnósticos com periodicidade, não deixando de consultar um médico especialista, pelo menos uma vez ao ano, assim tanto a detecção da doença, quando o tratamento poderá ser mais ágil e eficaz”, afirma Dra. Vivian Milani.


Veja também:


10/06/2024 | 10h40min

» : Receita: Pudim Romeu e Julieta

09/06/2024 | 06h40min

» : Os charms voltaram! inspirações para você dar um up na sua bolsa

09/06/2024 | 06h29min

» : Bergamota Ponkan é ótima para a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca


Comentários:


Voltar ao topo