No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Luiz Fernando Rocha    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Notícias » Segurança


18/11/2023 | 17h04min

Ações de inteligência reduziriam violência das PMs, diz cientista

Sílvia Ramos defende metas para conter fluxo de drogas e armas

A violência das polícias militares no Brasil contra negros e pobres poderia ser profundamente alterada com uma mudança na política de segurança pública. A opinião é da cientista social Sílvia Ramos, coordenadora da rede de Observatórios de Segurança, em entrevista ao programa Viva Maria, da Rádio Nacional.

 

Durante a semana, a entidade divulgou levantamento que mostra que - a cada 100 mortos pela polícia em 2022 - 65 eram negros. O levantamento foi batizado de Pele Alvo: a Bala não Erra o NegroLeia mais sobre o estudo.

 

A pesquisadora enfatiza que há exemplos de polícias em diferentes partes do mundo que mudaram o caminho do combate à criminalidade. “É perfeitamente possível utilizar inteligência, investigação, planejamento e operações de longo prazo. E não operações espetaculares, onde a polícia vai a uma região, mata duas ou três pessoas, recolhe três ou quatro fuzis, e, dali a um tempo, a situação está até pior do que antes”, exemplifica. 

 

Ela contextualiza que existe a possibilidade de impedir o fluxo dessas armas e drogas, e dessas munições nesses territórios. Para isso, é preciso identificar onde está o abastecimento de equipamentos ilegais. A seguir,  defende que o caminho seria buscar as fontes do abastecimento e não “na ponta final, onde tanta gente morre e onde tanta gente fica em risco”. 


Veja também:


24/11/2023 | 11h16min

» Segurança: Brigada Militar realiza o lançamento da Operação Papai Noel 2023

22/11/2023 | 10h52min

» Segurança: Polícia Civil: 21ª Regional recebe viatura através de emenda parlamentar

16/11/2023 | 16h43min

» Agenda: Seminário de qualidade de vida no trabalho promove conhecimento e segurança


Comentários:


Voltar ao topo