No ar:

Ouvir!     

» Geral » Pecuária


13/04/2021 | 16h54min

Veterinário alerta para o controle de morcegos hematófagos

Nesta semana os técnicos estão atuando em propriedades rurais de Santiago.

Foto: divulgaçãoFoto: divulgação

A secretaria da Agricultura do RS é quem faz  o controle do morcego hematófago, responsável pela transmissão da raiva bovina.

 

De acordo com o médico veterinário José Victor, o programa de controle é realizado desde 1966, pelo Ministério da Agricultura, cabendo aos estados à prática.

 

A raiva na verdade é uma doença que ataca todos os mamíferos domésticos e selvagens. O morcego hematófago é o principal transmissor. Nesta semana os técnicos estão atuando em propriedades rurais de Santiago.

 

Além das furnas os morcegos se utilizam de outros espaços para a formação das colônias, tipo bueiros, cabeceira de pontes, oco de árvores e casas abandonadas, sem a presença de luz e temperatura estável. Em todos os municípios do RS existe um cadastramento destes locais e, quando a população destes morcegos cresce, com potencial para focos de raiva, ela passa a ser controlada.

 

Cabe ao produtor observar o rebanho sobre um eventual ataque. O morcego deixa uma cicatriz na pele do animal. Se isso ocorrer com frequência indica a existência de abrigos que devem ser localizados e  feito o comunicado à inspetoria veterinária a quem caberá fazer a forma correta de controle, evitando que os morcegos mudem de lugar , ocupando ambientes de difícil acesso.

 

Em relação à área urbana o médico veterinário disse que existem no RS mais de 40 espécies de morcegos catalogadas.  A que realmente interessa para a Inspetoria, são os hematófagos para manutenção e controle da raiva, os demais não oferecem risco, apenas podem incomodar quando se instalam nas casas, pelo barulho e sujeira, mas têm função importante no meio ambiente.

   

 


Veja também:


05/05/2021 | 12h06min

» Saúde: Centro Empresarial de Santiago ainda tem algumas doses para a vacina contra a Gripe

05/05/2021 | 11h13min

» Oportunidade: Motorista de carreta é uma das vagas do Sine de Santiago

05/05/2021 | 10h58min

» Publicidade: Sorteio especial Damian CenterLar!


Comentários:


Voltar ao topo