No ar:

Ouvir!     

» Geral » Economia


11/11/2019 | 09h38min

Veja as profissões que devem sumir ou estar em alta nas próximas décadas

Dados são da pesquisa da Coppe/UFRJ

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A tecnologia tem mudado drasticamente a forma como as pessoas vivem no dia a dia e, assim, está revolucionando pouco a pouco o mercado de trabalho. Pesquisas das universidades Coppe/ UFRJ, FGV e da consultoria McKinsey apontam que mais da metade dos postos de trabalho no Brasil correm alto risco de serem automatizados nas próximas décadas. Veja como se preparar para atravessar essas mudanças.

 

Depois da revolução tecnológica no trabalho agrícola e industrial, os especialistas apostam que a nova onda de automação afetará os trabalhos ligados a prestação de serviços, majoritário nas grandes cidades. Algoritmos e a inteligência artificial já conseguem realizar algumas tarefas simples, e assim, cargos administrativos, burocráticos e padronizados são os mais ameaçados.

 

Dados da pesquisa da Coppe/UFRJ mostram que o cargo de assistente administrativo e auxiliar de escritório, que empregam mais de 4 milhões de pessoas no país, tem 96% de risco de serem automatizados na próxima década, e o profissional de telemarketing, 99% de risco. Para as empresas, isso representa uma redução nos custos, para os trabalhadores, um enorme desafio de continuar útil.

 

 

 


Veja também:


11/07/2020 | 19h59min

» Tráfico: Em Santiago, Brigada Militar apreende dois quilos de cocaína

11/07/2020 | 19h03min

» Trânsito: Motociclista morre em acidente de trânsito no bairro Vila Rica

11/07/2020 | 13h37min

» Coronavírus: Santiago registra neste sábado, três casos novos de covid-19, chegando a 158


Comentários:


Voltar ao topo