No ar:

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


27/11/2018 | 15h38min

Uma boa safra de trigo anima produtores

Na soja, a semeadura no estado seguiu seu ritmo normal

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Com a predominância de dias ensolarados, a retirada do trigo da lavoura se deu de forma rápida, evoluindo para o final da colheita e atualmente atinge 97% das lavouras colhidas.

 

De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, apenas nos Campos de Cima da Serra, última região onde o trigo é semeado e colhido, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos e maturação. A colheita deverá ser iniciada nos próximos dias, mas já apresenta indícios de queda no rendimento e na qualidade do grão, tal como ocorrido nas outras regiões do estado.

 

No geral, a produtividade do trigo continua variando muito, ficando em média aquém do estimado, variando entre 2,2 t/ha a 3,3 t/ha e com qualidade abaixo da esperada, com pH médio em torno de 75.  E é boa a evolução de implantação de milho no estado, atingindo 86% da área projetada para esta safra. Atualmente, 60% das lavouras implantadas estão em desenvolvimento vegetativo e 15% em início de estágio reprodutivo, com grande parte dessa área já implantada iniciando a emissão do pendão.

 

Na soja, a semeadura no estado seguiu seu ritmo normal, favorecida pelas condições meteorológicas e atingindo 68% dos 5,9 milhões de hectares destinados à oleaginosa no RS. Restam poucas áreas da primeira safra de feijão a serem implantadas no estado. As lavouras em geral apresentam bom estado fitossanitário e lentamente se inicia a colheita.

 

No arroz, os produtores intensificaram as semeaduras em todas as regiões de produção e praticamente finalizaram o plantio na quase totalidade dos municípios, à exceção das áreas da região Central, onde resta semear cerca de 30% da área planejada.


Veja também:


23/04/2019 | 17h34min

» Educação: MEC analisa programa de fomento ao ensino médio integral

23/04/2019 | 16h56min

» Obras: As ruas que serão pavimentadas em Santiago devem ser divulgadas em breve

23/04/2019 | 16h52min

» Meio Ambiente: Cidade Ativa no Bairro João Evangelista


Comentários:


Voltar ao topo