No ar:

Ouvir!     

» Geral » Política


04/12/2019 | 09h25min

TSE reconhece assinaturas eletrônicas para criação de partidos

Decisão pode impactar na criação do Aliança pelo Brasil, de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (3) reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. A decisão pode ter impacto na criação no Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, que pretende agilizar o processo de obtenção de registro do partido por meio de certificados digitais.  

 

Apesar da decisão, não há prazo para que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar a decisão, que ainda precisará ser regulamentada para passar a ter validade. Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, as soluções não estarão prontas para as eleições municipais de 2020. 

 

O julgamento foi motivado por uma consulta apresentada no ano passado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). O parlamentar pediu que o tribunal responda a seguinte pergunta: "Seria aceita a assinatura eletrônica legalmente válida dos eleitores que apoiem dessa forma a criação de partidos políticos nas listas e/ou fichas expedidas pela Justiça Eleitoral?" 

 

EBC


Veja também:


26/01/2020 | 13h41min

» #32ªcopasantiago: A cena de hoje: a musinha Alice encerra a 32ª Copa Santiago com alegria e muita graça! Até a próxima!

26/01/2020 | 09h07min

» Segurança: Brigada Militar realiza Operação em São Vicente do Sul

26/01/2020 | 09h03min

» Loteria: Veja os números sorteados da Mega-Sena


Comentários:


Voltar ao topo