Na manhã desta sexta-feira (13) o Conselho Municipal de Trânsito (CMT) se reuniu para deliberar sobre diversos assuntos e desse encontro surgiram novidades. Algumas para logo e outras que ainda serão melhor estudadas antes de serem colocadas em prática. O último encontro havia ocorrido em maio, razão pela qual muitos assuntos ainda ficaram pendentes.
A principal decisão votada no encontro de hoje foi sugerida pela secretaria de Obras e Viação (SMOV). Aprovada por unanimidade, a inversão de preferência em duas esquinas de grande fluxo de veículos da Rua dos Poetas entrará em vigor já na próxima sexta-feira (20).
A partir desta data a preferência na esquina da Rua dos Poetas com a Benjamin Constant (lojas Tevah e Virtual Móveis) deixa de ser de quem trafega pela Venâncio Aires e passa a ser de quem vem da Pracinha de Brinquedos e do Banco do Brasil, vias de fluxo mais intenso e, inclusive, por onde circulam ônibus.
O mesmo acontecerá na esquina do Calçadão (Deltassul, Farmácias Fronteira e São João). Quem segue pela Getúlio Vargas passará a ter preferência sobre a Rua dos Poetas.
A justificativa dada pelo secretário Haroldo Poey é de que as mudanças trarão benefícios ao fluxo de veículos, já que na Rua dos Poetas os veículos trafegam em velocidade mais baixa, por exemplo.
Não é nada muito radical e nada que um pouquinho mais de atenção para que no começo não hajam acidentes.
As tartarugas da Júlio
Pauta número 1 para o CMT hoje e já discutido em reuniões anteriores, o encontro entre a rua Júlio de Castilhos e a Avenida Getúlio Vargas também deverá sofrer mudanças em breve. Ali o ponto principal é que os motoristas não estão respeitando a sinalização horizontal (faixa branca) e os tachões (popularmente chamados de tartarugas) que proíbem a troca de pista. No início apenas os veículos que trafegavam pela Júlio passavam por cima deles para acessar a pista que permite dobrar na Barão do Ladário (ao lado do Sindicato Rural), mas de um tempo pra cá muitos que transitam pela Getúlio está fazendo o processo inverso.
Muitas alternativas foram analisadas e continuam sendo estudadas, mas como a sinalização está sendo desrespeitada a medida adotada deve ser mesmo a colocação de uma espécie de meio fio ali, evitando assim que os motoristas “pulem” para a faixa ao lado.
A lista é grande
Uma lista enorme de assuntos foi debatido, alguns com maior ênfase, outros menos, mas é importante dizer que Conselho e SMOV estão atentos e podem promover ajustes a qualquer momento. Um exemplo é a nova sinalização horizontal na esquina da CDA, que visa evitar o acesso de motoristas pela contramão na Tito Beccon, como foi levantado pela SMOV e Guarda Municipal.
Um exemplo disso é a sinaleira da Tito Beccon com a Barão do Rio Branco (esquina da antiga 3 Passos). Há estudos para que ela seja retirada, porém ela permanece como um controlador de velocidade. O secretário Haroldo deixou claro que se ela sair dali, será substituída por uma faixa elevada, pois é a única forma de impedir o excesso de velocidade.