No ar:
Jornal falado - Jones Diniz e Paulo Pinheiro    12h15min às 12h50min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


24/01/2020 | 10h17min

Todas as unidades de Saúde de Santiago agora estão com médicos

Secretário de Saúde Éldrio Machado juntamente com o prefeito Tiago Gorski, equipe do Centro Social Urbano e pacientes. Foto: DivulgaçãoSecretário de Saúde Éldrio Machado juntamente com o prefeito Tiago Gorski, equipe do Centro Social Urbano e pacientes. Foto: Divulgação

Santiago entrou 2020 com um avanço a ser comemorado na área da saúde. "Todas as nossas unidades agora estão com médico", comemora o secretário Éldrio Machado. Um feito cada vez mais raro de ser conseguido por municípios do interior que tenham uma estrutura de saúde tão ampla como é a de Santiago, que possui 11 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centro Materno, dois Caps, Clínica Soneto, Pronto-Socorro e o Pronto Atendimento Médico (PAM).

 

"Quando assumi a Secretaria de Saúde recebi do prefeito Tiago Gorski, uma missão: de termos médicos em todas as unidades. Conseguimos isso através de articulação e planejamento técnico", ressalta Éldrio, considerando que hoje em dia existe a dificuldade da disponibilidade de profissionais, mas o município conseguiu organizar concurso e fazer contratos. Além de médicos em todas as unidades, a Saúde municipal também possui especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia, fonaudiologia,

 

Fim das filas

 

No final do ano passado, a Secretaria de Saúde inaugurou o Pronto Atendimento Médico (PAM) para dar suporte e desafogar o Pronto-Socorro, dando agilidade aos casos menos urgentes. Deu certo, pois no primeiro mês, o PAM fechou com 30% do volume atendido no posto municipal do Hospital. Foi mais um ponto positivo da Secretaria da Saúde, que obteve uma outra vitória em 2019: o de acabar com as filas. Se antes, já pela madrugada as pessoas perdiam horas à espera duma ficha, isso foi eliminado com um efetivo serviço de agendamento.

 

Convênio com a Planalto

 

Em 2019, a Secretaria de Saúde fez um importante convênio com a empresa Planalto. Beneficiou pacientes que precisam se deslocar a Porto Alegre, que sempre eram levados pela Secretaria, e agora vão pelos ônibus da empresa. Isso reduziu custos, riscos (desgaste de veículo e cansaço do motorista) e ofereceu mais conforto aos pacientes, que usufruem da ala vip e deslocamento oferecido pela Planalto na capital.

 

Novos avanços

 

O próximo passo, conforme o secretário Éldrio, será o cadastramento de todos os usuários da região de Santiago, o que será fundamental dentro do novo financiamento da saúde pública. O Ministério da Saúde vai exigir essas informações e também o relatório de demandas de serviço para a liberação das verbas. Segundo Éldrio, Santiago já está à frente neste processo devido ao novo software que interliga todas as unidades. "Cada vez mais vamos poder oferecer um serviço eficiente e atender mais amplamente as comunidades do interior e da cidade".


Veja também:


26/02/2020 | 09h19min

» Saúde: Caso suspeito de coronavírus é monitorado pelo Ministério da Saúde

26/02/2020 | 09h09min

» Economia: Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até sexta-feira

26/02/2020 | 09h07min

» Oportunidade: Inscrições para processo de recrutamento de estagiários encerra nesta sexta


Comentários:


Voltar ao topo