No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


22/02/2019 | 16h49min

Teleoftalmo completará um ano de atividades em Santiago

Desde a abertura no ano passado foram registrados 1.174 atendimentos na região

Cada paciente sai com até sete diagnósticos. Foto: DivulgaçãoCada paciente sai com até sete diagnósticos. Foto: Divulgação

O Teleoftalmo de Santiago completa no dia 2 de março seu primeiro ano de atividades. Desde a abertura no ano passado foram registrados 1.174 atendimentos em Santiago, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó, Cacequi e São Pedro do Sul.

 

A secretária municipal da Saúde, Gisele Kolinski Ribeiro lembrou que o projeto é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento e Secretaria Estadual de Saúde.

 

A proposta é que o Teleoftalmo consiga ofertar até 528 atendimentos por mês, diminuindo em muito a fila de espera. Cada paciente sai com até sete diagnósticos (aferição da acuidade visual, medição da pressão ocular, documentação fotográfica do fundo do olho e do aspecto externo e refração ocular). O paciente recebe atendimento de enfermeiro e técnicos em enfermagem, acompanhados por um médico online, via telessaúde.

 

Gisele lembra que somente de Santiago 65 pessoas consultaram e receberam óculos gratuitamente em parceria com a ótica Diniz, em Santa Maria. Os pacientes são organizados em grupos e levados até lá para a prova dos óculos que posteriormente são enviados ao município para  a cada um deles.

 

Quem faz o encaminhamento para atendimento no Centro Materno Infantil, onde está o consultório com equipamentos de última geração, cujo investimento foi de R$ 500  mil, são as Estratégias de Saúde da Família. Gisele destaca que se trata de uma tecnologia importante que está a disposição da comunidade.

 

 As pessoas residentes no interior tem acesso ao serviço comparecendo no prédio da Secretaria Municipal da Saúde. O atendimento em Faxinal do Soturno segue para necessidades de média e alta complexidade.

 

 


Veja também:


23/05/2019 | 17h27min

» Cidadania: Cras do bairro Missões festeja 10 anos em Santiago

23/05/2019 | 17h26min

» Política: Sério Moro lamenta transferência do Coaf para Ministério da Economia

23/05/2019 | 17h16min

» Serviço: Dos 39.718 eleitores de Santiago, faltam ainda 15.445, sem Biometria


Comentários:


Voltar ao topo