No ar:
Tá em casa - Ieda Beltrão    14h00min às 15h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


28/12/2018 | 15h49min

Técnica do HCS alerta para picada de cobra

Sonia Nicola disse que o primeiro atendimento para alguém picado de cobra é o Pronto Socorro

 O atendimento no período de Natal no Hospital de Caridade de Santiago foi tranquilo. Conforme a diretora técnica, Sonia Nicola, do feriadão dos últimos anos, este foi o mais calmo. Ela espera que esta calmaria se repita no feriadão de final de ano, destacando o trânsito, como principal causa dos atendimentos.

 

Mas a médica alertou para outra situação bastante preocupante: as picadas de cobras. Foram registrados dois casos, com pessoas de Itacurubi e Capão do Cipó. Ela disse que o calor, associado á chuva, facilita em muito o aparecimento destes répteis. Pediu caso alguém circule no campo, lavoura, ou lugar com pedra, que use bota e, se utilizar as mãos, luvas de couro.

 

Estes equipamentos podem evitar sérios transtornos, em especial ao trabalhador rural./ Salientou que apesar do HCS ter a medicação a ser usada, a quantidade de veneno injetada pela cobra afeta rapidamente o rim e o sistema de coagulação e muitas vezes não dá tempo. 

 

 Sonia Nicola disse que o primeiro atendimento para alguém picado de cobra é o Pronto Socorro, e deve ser evitado qualquer outro procedimento como torniquete, por exemplo, e outras substâncias no local do ferimento. Além de cobras, os cuidados também se estendem a escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos com potencial venenoso. Pátios e terrenos baldios devem ser conservados limpos.


Veja também:


19/04/2024 | 10h45min

» : PRF atende acidente com lesões graves em Santiago

19/04/2024 | 10h21min

» : Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

19/04/2024 | 09h52min

» : Repositor e auxiliar de despesa estão entre as vagas do Sine Santiago


Comentários:


Voltar ao topo