No ar:
Sábado Sertanejo - Jones Diniz    16h00min às 18h00min

Ouvir!     

» Geral » Nutrição


27/05/2020 | 13h05min

Surgimento da alface é mais antigo do que muita gente imagina

Santiago possui cerca de 30 unidades produtivas comerciais e uma área de 1,5 hectares

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A tão consumida alface já era conhecida no antigo Egito por volta do ano 4.500 (antes de Cristo). Ela é originária do leste do Mediterrâneo. No Brasil a hortaliça foi trazida pelos portugueses no século XVI.

 

Com baixíssimo teor calórico a folhosa apresenta em cada 100g apenas 15 calorias. A alface possui efeito calmante, diurético e laxante. Ao lado do tomate, é o principal ingrediente das saladas.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-Santiago, Otávio Mendonça Poleto, existem sete principais tipos de alface que têm propriedades bem parecidas entre si, diferenciando apenas sabores, texturas e cores: a americana, a lisa, crespa, frisada, mimosa, romana e  roxa.

 

A planta é anual  e é resistente a baixas temperaturas e geadas leves. Cultura típica de outono-inverno. Por isso que no período de dezembro a fevereiro o cultivo se torna mais difícil. Santiago possui cerca de 30 unidades produtivas comerciais e uma área de 1,5 hectares, não se levando em conta os cultivos de autoconsumo ou venda de excedentes.

 

É possível promover vários cultivos de alface na mesma área, ao longo do ano. Seu nome científico é Lactuca sativa. De acordo com Otávio a alface da espécie americana é bastante comercializada em Santiago.

 

Questionado sobre a diferença da alface crespa para a lisa, o engenheiro agrônomo respondeu que está apenas na textura da folha. A crespa possui um pouco mais de crocância.  Mas no ponto de vista nutricional se igualam. A espécie frisada, é mais utilizada para o enfeite de pratos e quase não é encontrada no mercado local.


Veja também:


11/07/2020 | 13h37min

» Coronavírus: Santiago registra neste sábado, três casos novos de covid-19, chegando a 158

11/07/2020 | 12h42min

» Coronavírus: Santiago registra primeira morte por covid - 19

11/07/2020 | 08h53min

» Polícia: Foragido é preso pela Brigada Militar na praça Moisés Viana


Comentários:


Voltar ao topo