No ar:

Ouvir!     

» Geral » Cidadania


06/09/2021 | 15h03min

Setembro Amarelo: Santiago tem uma rede de proteção a disposição da população para ajuda na prevenção do suicídio

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Iniciou o Setembro Amarelo. A rede de atenção em saúde mental de Santiago, integrada pelo Caps I Nossa Casa, Caps AD II Pró Vida, Clínica Soneto, Centro Materno Infantil e CVV, estão à disposição da população para ajuda na prevenção do suicídio.

 

 A coordenadora de atenção em saúde, psicóloga Cristiane Copeti divulgou quatro passos para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio. São eles: converse num momento apropriado; acompanhe; busque ajuda profissional e proteja. Lembra que se há perigo imediato não deixe o suicida sozinho e assegure-se de que a pessoa não tenha acesso a meios para provocar a própria morte./

 

A voluntária do CVV e presidente da mantenedora em Santiago, Kelin Pinheiro fez questão de chamar às pessoas para que conversem com o CVV pelo 188, lembrando que em uma sala com 30 pessoas, cinco delas já pensaram em suicídio. Chamou atenção para o informativo do CVV que fala abertamente sobre o assunto, observando que as razões podem ser bem diferentes. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento pensaram seriamente em se matar e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Neste informativo existem 16 questões com perguntas e respostas que podem salvar vidas.

 

 Neste ano o lema é – Saiba mais sobre suicídio, criando esperança através de ações. As estatísticas mostram que o suicídio cresce não somente por questões demográficas e populacionais, mas também por problemas sociais que prejudicam o bem-estar de cada um e que estimulam a autodestruição. A média brasileira é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes. Outros materiais de apoio podem ser consultados em cvv.org.br/conheça-mais .

 


Veja também:


19/10/2021 | 15h15min

» Cultura: Departamento de Cultura realiza edição especial do Tour Literário

19/10/2021 | 11h24min

» Educação: URI recebe inscrições para curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação

19/10/2021 | 11h20min

» : Feira de orgânicos completa oito anos em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo