No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


11/07/2019 | 15h40min

Serviço de Oncologia passa a funcionar a partir de agosto, em Santiago; e é anunciado Ambulatório de Cardiologia

Pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que esteve no município nesta quarta-feira

Centro Clínico e Oncológico do  GHS. Fotos: DivulgaçãoCentro Clínico e Oncológico do GHS. Fotos: Divulgação

A secretária estadual da saúde do RS cumpriu extensa agenda de trabalho na última quarta-feira (10) em Santiago, começando com reunião do Comitê de Saúde, no Fórum.

 

No encontro Arita Bergmann destacou a parceria existente no conjunto das entidades que podem buscar soluções para os problemas de saúde, diminuir a judicialização e resolver de forma administrativa o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

No Grupo Hospitalar Santiago (GHS), a secretária recebeu várias demandas, entre elas a colocação em funcionamento do serviço de oncologia. Visitou também os prédios e aproveitou para parabenizar a direção do GHS.

 

A secretária estadual da saúde informou que está sendo finalizada a contratualização do serviço de oncologia via SUS, uma vez que o Ministério da Saúde já autorizou. Agora é apenas uma questão de ajuste de agendas para a inauguração oficial, que deverá ocorrer, entre final de julho e início de agosto, com a presença do governador do estado Eduardo Leite e do ministro da  Cidadania Osmar Terra, entre outras autoridades.

 

Depois de almoçar no Centro Clínico do GHS, Arita Bergmann participou de reunião de prefeitos da AM Centro, realizada no gabinete do prefeito Tiago Gorski Lacerda onde foi tratado de diversas pautas de interesse regional, como foi o caso do fluxo da oncologia.  

 

No encontro a secretária anunciou a abertura do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria, em agosto, permitindo que o número de consultas cresça 1.600%. A cota da região é de 20 por mês, e quando o ambulatório entrar em funcionamento passará para 320. Também serão realizados 1 mil 200 exames mensais. Hoje, há 1.800 pessoas aguardando consulta especializada em cardiologia na região.

 

Avaliação da visita

 

Na manhã desta quinta (11) o administrador do GHS, Ruderson Mesquita avaliou como produtiva reunião realizada ontem (10) com a secretária. Arita Bergmann, onde foram apresentadas algumas demandas, sendo que a principal foi o serviço de cardiologia. De acordo com Ruderson, é intenção do GHS implantar este serviço, com apoio do Estado, ou seja, o “positivo” para habilitação junto ao Ministério da Saúde.

 

A primeira reação da secretária foi assinalar a demanda existente. Ruderson lembra que já existe emenda parlamentar destinada para a compra de equipamentos de hemodinâmica. Com o serviço implantado o hospital de Santiago passará a oferecer vários exames, colocação de stent, cateterismo e cirurgia cardíaca, entre outros procedimentos. Também foi pleiteada a habilitação de mais dois leitos na ala psiquiátrica do hospital, atualmente constituída por dez leitos. Justifica-se devido à demanda de Santiago, alimentada pelo elevado índice de tentativa de suicidos.

 

Quanto ao serviço de oncologia, Ruderson divulgou que o atendimento pelo SUS ocorrerá a partir de agosto.Recentemente os médicos oncologistas e equipe multidisciplinar estiveram reunidos com os secretários de saúde dos municípios onde o GHS é referência para regular o fluxo de pacientes em tratamento e como vai acontecer o atendimento.

 

Outra questão se referiu ao Hospital Regional de Santa Maria. Ruderson comentou que no passado foi oferecida uma proposta para fazer a gestão do hospital, sendo considerada a mais barata da época e a mais e resolutiva, que foi de R$ 4 milhões e 500 mil, frente aos R$ 8 milhões da vencedora. Esta questão foi lembrada à secretária por entender que a força administrativa vigente  no Grupo Hospitalar Santiago pode ser usada também para ajudar outros hospitais.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Ruderson Mesquita Sobreira, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna


Veja também:


18/07/2019 | 16h46min

» Agenda: Bandeira do Brasil será tema da Semana da Pátria em Santiago. Ordem do desfile está pré-definida

18/07/2019 | 11h05min

» Solidariedade: Campanha do Agasalho de Santiago perto de 70 mil peças arrecadadas

18/07/2019 | 10h20min

» Saúde: Excesso de café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas


Comentários:


Voltar ao topo