Secretaria Municipal de Educação apresenta as estratégicas de ações de enfrentamento no período da pandemia da Covid 19.
De acordo com a titular da pasta, Mara Rebelo, desde que ocorreu a suspensão das aulas no dia 19 de março, a secretaria iniciou imediatamente o planejamento das estratégias. As atividades domiciliares complementares na rede municipal de ensino tiveram início no dia 16 de abril.
Pelo monitoramento nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental o percentual de alunos atingidos pelas atividades domiciliares à distância, foi de 96,55%, do total existente na rede de 2.654 estudantes.
O percentual menor por escola foi de 82,72% e o maior, de 100%. Já a média de alunos não atingidos pelas atividades domiciliares à distância, em todas as 10 Emefs, foi de apenas 3,45%. O maior percentual por escola de alunos não atingidos foi de 17,28% e o menor, de 0%.
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil – Jardim - a porcentagem média de alunos atingidos pelas atividades domiciliares à distância, foi de 87%, do total de 464 crianças matriculadas nas 10 Emeis.
O menor percentual por escola foi de 11% e o maior de 100%. Já a porcentagem média de não atingidos pelas atividades à distância foi de 12%. O maior percentual por escola 38% e o menor de 0%. Os resultados são referentes ao mês de abril.
Conforme a Secretária Mara dentro do Planejamento Estratégico, as atividades domiciliares à distância estão sendo ofertadas duas vezes na semana, dispensadas pelas mídias digitais e também em formato físico pelas equipes gestoras que realizam plantões semanais nas escolas, aguardando as famílias para retirada das atividades. Mara observa que as crianças e adolescentes haviam iniciado o ano letivo, cheios de expectativas, e de repente tiveram que ir para casa.
As equipes técnicas e pedagógicas entenderam ser importante manter o vínculo com as famílias, professores e alunos, iniciando então o planejamento das atividades complementares.