No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


16/09/2019 | 16h46min

Santiago terá uma Associação de Autistas

Mães de autistas e profissionais de diversas áreas estão se mobilizando para a criação da instituição

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Mães de autistas e profissionais de diversas áreas estão se mobilizando para a criação de uma associação em Santiago com objetivo de discutir mais sobre esta síndrome e dar assistência ás famílias mediante o diagnóstico.

 

Simone Floriano, que é assistente social, Ariadna Delazeri, pedagoga e educadora especial e Silviane Balconi, fisioterapeuta lidam diariamente com a situação do autismo e sabem do grau de atenção e dedicação que devem ter com seus filhos. Daí o projeto de uma associação para tratar do assunto com mais clareza, frente à sua complexidade.

 

No próximo dia 28 de setembro, as duas horas da tarde, no Clube União Santiaguense haverá uma reunião para qual todas as famílias com filhos autistas estão sendo convidadas, assim como as demais pessoas interessadas.

 

 Nesta ocasião será dado início à criação da Associação dos Autistas de Santiago. Simone fez um chamamento para que toda a comunidade se engaje nesta causa.

 

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade./ São  sintomas caraterísticos do autismo: dificuldade na interação social;  prejuízo na comunicação e alterações comportamentais.

 

Na manhã desta segunda (16), o prefeito Tiago Gorski Lacerda garantiu que será criada a Carteira do Autista, atendendo a proposição do vereador Marcelo Gorski de Matos.

 

O documento deverá estar à disposição da comunidade até o final do mês. Atualmente o único documento que comprova a síndrome é o diagnóstico que é sempre  lavado junto com as mães, para uma eventual necessidade.


Veja também:


14/11/2019 | 17h06min

» Obras: Daer deve concluir obras em rodovias até 20 de dezembro

14/11/2019 | 17h04min

» Saúde: Banco de Armação de Óculos pretende beneficiar quem não pode pagar por um novo

14/11/2019 | 10h02min

» Luto na literatura: Santiago se despede da escritora Lise Fank


Comentários:


Voltar ao topo